Pure Pool é um simulador de bilhar que utiliza o poder da nova geração – e do PC – para levar os jogadores o mais próximo possível do que acontece em uma mesa real, algo que faz muito bem.
O game conta com uma física perfeita e controles extremamente intuitivos (com direito à câmera lenta com close na tacada quando alguém mata a ultima bola). Você manipula a posição do taco com o direcional esquerdo, enquanto no direcional direito se realiza a tacada, controlando sua força através do deslocamento feito na alavanca. Alguns outros botões são utilizados para ter uma visão diferenciada ou realizar algum efeito.
São poucas as opções de personalização. Você pode trocar a cor da mesa, adicionar decalques nela, trocar seu taco e, o mais importante, ajustar a dificuldade. Conforme o nível aumenta, menos assistentes de tacada são disponibilizados, sendo que no mais fácil é possível visualizar o trajeto da bola branca e da bola a ser acertada, enquanto no mais difícil você apenas verá um reflexo da primeira colisão da branca.
Existem três estilos de jogo disponíveis. No modo de 8 bolas americano, que muitos devem conhecer como o modo das lisas e listradas, cada jogador mata apenas bolas de um determinado tipo, dependendo de qual foi a primeira a cair. A bola 8, de cor preta, só poderá ser encaçapada caso o jogador tenha matado todas as outras que correspondem a ele.
Os outros dois estilos são menos conhecidos: um deles é o “Matador”, onde cada jogador começa com três vidas e perde uma cada vez que não matar ao menos uma bola durante sua jogada. Ao acabarem suas vidas, ele perde o jogo. O terceiro modo é o “Acumulador”, onde cada bola vale seu número em pontos e deve ser morta em sequência numérica. Vence quem tiver mais pontos ao final.
Pure Pool pode ser jogado de várias formas. Offline temos o jogo rápido, desafios e modo carreira, sendo este último extremamente longo e difícil, o que o torna maçante com o tempo e faça com que o jogador vá experimentar o multiplayer online, onde o game brilha de verdade. Lá você pode jogar partidas rápidas, desafiar amigos de sua lista e participar de torneios que determinam sua posição no rank global do jogo. O único problema fica por conta do matchmaking, que não respeita o nível dos jogadores ou a dificuldade escolhida e acaba colocando pessoas que jogam com assistente de mira ligado contra aqueles que preferem desabilitá-lo a favor de uma experiência mais realista.
A funcionalidade online mais interessante é a opção de baixar o DNA de um jogador para seu próprio game, criando um player offline baseado em seu estilo e nas partidas disputadas por ele até o momento.
Ficha Técnica
Plataforma: PC, PlayStation 4 e Xbox One
Gênero: Simulador
Data de lançamento: 30 de julho, 2014
Desenvolvedora: VooFoo Studios
Publisher: Ripstone