BEM VINDO ao Podcast SUPERNOVAS edição 30! Porque este episódio marca o início da nossa SEGUNDA TEMPORADA (palmas!) com quadros novos, muita informação sobre games, notícias retrô e uma infinidade de debates e PEQUENOVAS!, que todo mundo ama! Obrigado pela audiência e preferência, patrão!

NOTÍCIAS COMENTADAS!

Independência ou morte… ou compra hostil!

Parece que os maiores temores da Ubisoft estão chegando a galope. Nas últimas semanas a empresa responsável por grandes jogos como Assassin’s Creed e Watch Dogs, também uma das maiores e mais importantes distribuidoras do mercado, vêm executando manobras para evitar a aquisição hostil por parte da Vivendi.

A Vivendi que, por sinal, já teve controle sobre a operadora GVT e também sobre a Activision Blizzard, sendo que a última conseguiu retomar sua independência há poucos anos, parecia estar adormecida e desinteressada com o mundo dos games até o ano de 2015, quando começou a demonstrar muito interesse pela Ubisoft. E um interesse nada amigável. A empresa iniciou um movimento massivo para adquirir a Ubisoft de forma hostil, ou seja, comprar a maior participação de uma empresa que não deseja ser comprada através de mercados público, nas bolsas de valores, ganhando assim o poder majoritário do negócio.

Yves Guillemot e seu irmão fundaram a Ubisoft e, desde o início, foram os gestores e seus detentores majoritários, bem como da desenvolvedora mobile Gameloft. Em junho deste ano a Vivendi adquiriu a Gameloft com 62% do capital e um total de 56% dos votos dos acionistas, assumindo o controle da empresa. Este movimento obrigou a Ubisoft a abrir negociações com a gigante francesa, aumentando ainda mais as tensões.

Desde então a Ubisoft vem lutando para garantir que o trabalho da Vivendi se torne difícil demais para valer a pena. O CEO Yves Guillemot chegou a pedir que seus apoiadores, inclusive o governo, contribuam com a compra de mais ações, oficializando a supremacia de sua empresa. Um pedido difícil e custoso de se cumprir, mas que é encabeçado pela própria família Guillemot, que comprou de volta 3,625,178 ações que estavam sob poder do banco Bpifrance, pagando um total de US$ 137.9 milhões.

Em seus discursos, Guillemot adotou a retórica de que o mercado de games é um mercado pautado pela liberdade de expressão e criatividade, alertando que grandes empresas de outras áreas costumam impor gestores pautados apenas pelo lucro, causando a morte da criatividade. Nos últimos 30 anos a força e o crescimento da Ubisoft se baseiam na liberdade, tanto criativa quanto administrativa, segundo seu CEO, o que acabou sendo reforçado pela campanha “We Are Ubisoft”, segundo Guillemot iniciada pelos próprios funcionários.

O grande momento de tensão se configurou então no último dia 29 de setembro (2016), quando a Vivendi se mostrou presente na reunião anual da Ubisoft e tentou eleger seus representantes para o conselho. A tentativa foi frustrada e Yves Guillemot foi reeleito como CEO da Ubisoft, além de Gerard Guillemot no cargo de CEO da Ubisoft Motion Pictures, produtora que está trabalhando com estúdios nos filmes de Assassin’s Creed, Splinter Cell e The Division.

A Vivendi afirmou que vai lutar para eleger seus representantes em 2017 e, com o controle de boa parte das ações, continuará a trabalhar pela aquisição hostil.

PEQUENOVAS!

– Michel Ancel, responsável pelo suposto projeto de continuação de Beyond Good & Evil pública arte conceitual do jogo em sua conta no Instagram com a mensagem “Em algum lugar no sistema 4… Obrigado Ubisoft por tornar isso possível!”

– Sistema Forza Drivatar e o lançamento do novo Forza Horizon 3 permitiram que um jogador disputasse uma corrida contra um amigo que havia falecido antes mesmo do lançamento do game. “Foi bem surreal. Foi como jogar com ele novamente. Uma sensação ao mesmo tempo triste e feliz, mas, de qualquer modo, mais um motivo para amar este jogo.”

– Vendas do Microsoft XBox subiram agressivamente no Reino Unido depois de lançamento do modelo Slim e de bundle antecipado com FIFA 2017. A Sony também garantiu o crescimento, mas em um movimento muito menor do que a Microsoft, que chegou a conquistar 70% da fatia de vendas durante esta semana.

– Phil Spencer afirma em entrevista que XBox Scorpio não será um console barato por se tratar de um produto Premium, porém não terá “um custo nunca antes visto”. Analistas especulam custo abaixo dos US$ 600.

– Depois do restaurante Artnia, Square Enix lança um café em Tokyo. O estabelecimento recebeu o nome da própria marca, Square Enix Café, e decoração totalmente personalizada para o lançamento de Final Fantasy XV. (Fotos AQUI!)

– Último patch lançado de No Man’s Sky, 1.09, corrige quebras, bugs que não permitam avanços no jogo e recuperação para saves quebrados, segundo a Hello Games. Mesmo assim o jogo sofre com quase 70% de críticas nos reviews do Steam.

– Fãs das famigeradas séries “Portal” e “Half-Life” já podem se regozijar! J.J. Abrams afirmou esta semana que os tão esperados filmes das séries estão em negociações e que a versão cinematográfica de “Portal” deve ser anunciado muito em breve.

– Update de Street Fighter V da última semana trouxe muitas melhorias como stage K.O.s, modo Versus CPU e também uma que não estávamos esperando: Um rootkit que tem como objetivo evitar que jogadores roubem e usem cheats, mas que acabou também por abrir brechas perigosas de segurança nos computadores.

SUPER RETRÔNEWS!

– Obra dos anos 90, Shadowhawk, de Jim Valentino teve rom não lançada na época, descoberta e lançada online. O game segue a linha de jogos do Spiderman dos anos 90 e teve seu lançamento negado pela produtora. Desenvolvido para SNES, agora está finalmente disponível para download.

– Também liberado para download está um novo homebrew clone de Arkanoid. O Retroid está disponível grátis para download para o Game Boy e também pode ser executado em flashcards, para rodar no hardware original.

– Outra novidade que antes não era tão aproveitada pelas pessoas aqui no ocidente e que agora está totalmente disponível em inglês é o jogo Dahna: Megami Tanjou, para o Mega Drive. O game tem uma jogabilidade e estética parecidíssima com a de Golden Axe ou as fases de ação de Actraiser e é o jogo retrô de hoje que mais vale a pena conferir.

JOGADOS E SUPERCOMENTADOS!

Greg: Forza Horizon 3 e The Bunker
Eilor: TTR e Saint Seya
Alê: Deus Ex: Mankind Divided

SUPEREVENTOS E GAMES FREE DO MÊS!

Free na Live Games with GOLD

Xbox One
Super Mega Baseball: Extra Innings (De 1 a 31 de outubro)
The Escapists (De 16 de outubro até 15 de novembro)
Assassin’s Creed Chronicles: China (De 16 de setembro até 15 de outubro)

Xbox 360
I Am Alive (De 1 até 15 de outubro)
MX vs. ATV Reflex (De 16 até 31 de outubro)

Free na PlayStation Plus

PS4
Resident Evil
Transformers: Devastation

PS3
Mad Riders
From Dust

PS Vita
Code: Realize ~Guardian of Rebirth~
Actual Sunlight

Eventos internacionais do mês de Outubro:

TwitchCon 2016 aconteceu no último dia 30 de setembro e foi até o dia 02 de outubro, em San Diego, com streamings completos das atrações do evento pelo aplicativo. Com a presença de muitos streamers, jogadores profissionais e gente da indústria, o evento trouxe também competições na TwitchCon Arena e novidades, principalmente entre os jogos indie. Para saber tudo sobre o evento basta acessar o twitch.tv e rever os vídeos no canal.

Oculus Connect 2016 também acontece na Califórnia, dessa vez em San Jose, de 5 a 7 de outubro. A terceira edição do evento coloca em contato desenvolvedores, engenheiros, designers e criativos de todo o mundo para discutir, testar e realizar workshops sobre as novas tecnologias em Realidade Virtual. É voltado para a indústria, mas recebe também entusiastas da tecnologia, então não é possível acompanhar ao vivo.

SIEGE Con 2016 acontece em Atlanta do dia 6 até o dia 9 de outubro, com todas as atrações que se pode esperar de um feira de games e, mais legal de tudo, uma incubadora de desenvolvedores. Você pode acompanhar as informações e novidades da SIEGE pelo Twitter @SIEGECON e pelas hashtags #SIEGECon e #SIEGE2016.

Paris Game Week 2016 vai trazer em sua 6ª edição, entre os dias 27 e 31 de outubro, muitas informações, debates e apresentações sobre games e, ainda, um museu retrô que me pareceu muito saboroso, já diria o Greg! O evento pode ser acompanhado pelo Twitter @ParisGamesWeek e @PGW_EN (inglês), hashtag #PGW e YouTube ParisGameWeek.

Pauta: Eilor Marigo
Apresentando: Greg, Alê Romero, Chico e Eilor
Colunista: Sethista
Edição: Greg
Produção: Wannaplay.com.br

Adicione os editores!
Eilor Marigo: Twitter, Facebook, PSN: eilormarigo e Steam: eilormarigo
Greg: Twitter, Facebook, PSN: gregdapixel, Live: romulobeat e Steam: romulodearaujo
Sethista: PSN: Sethista_BR
Alê Romero: Twitter, PSN: aleromero1
Chico: Twitter, PSN: latin_elf, Xbox Live: WPChico, Steam: wp_chico

E não se esqueça…

Comente no campo abaixo deste post para participar do quadro mensal “Fodebacks SUPERNOVAS”, onde lemos e comentamos os e-mails e comentários dos nossos ouvintes! Deixe também sugestões de temas e não se esqueça de clicar nos botões de compartilhar no Twitter e Facebook, também logo abaixo!

ASSINE O NOSSO FEED para receber os Podcasts assim que forem ao ar, diretamente no seu agregador preferido!

Mande suas dúvidas, críticas, sugestões para supernovas@wannaplay.com.br que iremos ler em nossas próximas edições!

Siga-nos em nosso Twitter e acompanhe as novidades e notícias do mundo dos games no @SUPERNOVASCAST!

Debata conosco, decida o futuro de nossas pautas e conheça outros ouvintes no nosso GRUPO DO FACEBOOK!