Jogamos o beta de Steep. Esta nova aposta da Ubisoft te coloca para praticar quatro modalidades de esportes radicais em uma cadeia de montanhas nos Alpes Franceses, de forma livre, seguindo o sistema de mundo aberto.
Primeiramente, esta versão parece bem completa, tanto em relação ao conteúdo quanto em relação à jogabilidade em geral. Havíamos testado o Steep por poucos minutos durante a BGS 2016 e, às vezes, 15 minutos não são o suficiente para perceber o potencial de um jogo ou o que o mesmo realmente tem a oferecer. Minha primeira impressão sobre Steep nesses poucos minutos havia sido bem ruim, porém, pegando o jogo por algumas horas com calma e paciência para entendê-lo, consegui perceber melhor seu potencial.
O início do game é um tutorial que mostra o que você pode fazer e como são os controles de cada uma das modalidades de esportes radicais. Você pode descer a montanha de snowboard ou esqui, fazendo manobras e descobrindo novos pontos de interesses e desafios, ou explorar a montanha pelos ares, podendo escolher entre uma roupa de wingsuit ou um paraglider. Os controles são bem simples e fáceis, porém exigem muito timing do jogador para conseguir realizar algumas manobras e você pode esperar um ótimo domínio sobre o personagem após masterizá-los.
O jogo te deixa livre para explorar as montanhas a esmo, mas também apresenta determinados objetivos, corridas e desafios específicos que são apresentados em pontos que vão sendo descobertos conforme o progresso do jogador na cadeia de montanhas. Algo que lembra os formatos dos últimos Need for Speed, Forza e The Crew, da própria Ubisoft.
O jogo ainda possui um diferencial interessante em jogos de esportes radicais, que é a visão em primeira pessoa, chamada de modo GoPro. Com a nova onda de aparelhos de realidade virtual no mercado, a impressão que fica é que o jogo está “preparado” ou tem grande intenção de ser lançado para estes aparelhos também. Fazer um percurso de wingsuit em primeira pessoa já é algo bem interessante em uma televisão normal e eu, particularmente, fiquei curioso para ter a mesma experiência com um óculos de realidade virtual.
Dentro do beta, os recursos online do jogo já estavam completamente funcionais e são bem interessantes. Você encontra outros jogadores na mesma “área” em que está e pode enviar convites para explorarem as montanhas juntos, ou fazer corridas e desafios em grupos. Além disso, Steep possui os clássicos quadros de ranking online para cada corrida/desafio, incentivando o replay para tentar atingir o topo do ranking.
Você ganha pontos e níveis conforme seu desempenho, e também completando desafios e atividades, o que permite desbloquear novos equipamentos e personalizações para o seu personagem.
Steep: Veredito
Steep é um jogo de esportes radicais de inverno em mundo aberto, com visual bem competente. Possui controles simples, em alguns momentos até demais, que focam muito mais no timing do jogador do que em grandes combinações de botões, como costumamos ver nesse estilo de jogo.
Em geral o jogo entrega um bom nível de diversão com algumas inovações para o gênero, como o modo GoPro, e um grande potencial de interação online.
Plataformas: PlayStation 4, Xbox one e PC
Data de lançamento: 2 de dezembro, 2016
Desenvolvedora: Ubisoft
Publisher: Ubisoft