Scalebound está cancelado. A Microsoft entrou 2017 com o pé esquerdo, ao menos em relação a uma das novas IPs (propriedade intelectual) mais aguardadas pelos fãs depois da sua apresentação na E3 2016. O jogo da Platinum Games foi cancelado pela gigante da tecnologia conforme nota da empresa enviada à IGN:
“Depois de uma cuidadosa avaliação a Microsoft Studios chegou à decisão de cancelar a produção de Scalebound. Estamos trabalhando duramente para entregar uma fantástica linha de jogos para nossos fãs este ano, incluindo Halo Wars 2, Crackdown 3, State of Decay 2, Sea of Thieves e outras grandes experiências.”
Apesar da nota é importante lembrar que uma das maiores reclamações dos fãs dos games nos últimos anos – Não só, mas especialmente em relação à Microsoft – foi a falta de novidades no mundo dos jogos, com anúncios não ligados às franquias tradicionais. O jogo Scalebound foi apresentado ainda na E3 2014, mas teve grande destaque na E3 2016 com uma longa gameplay e muitas novas informações para deixar os fãs com água na boca.
Se a Platinum Games não criar uma IP própria para se tornar realmente independente, ela não terá futuro. – Atsushi Inaba, CEO da Platinum em 2016.
Scalebound tinha lançamento planejado para o fim de 2016, mas logo depois da E3 a Platinum Games postergou seu lançamento para 2017 alegando que estavam “em busca da ambiciosa visão de entregar o jogo Scalebound a cima das expectativas de todos”.
Sem Scalebound Microsoft e Platinum perdem
A IGN chegou a questionar se a propriedade intelectual (IP) de Scalebound pertence à Microsoft ou Platinum Games, mas o porta-voz respondeu apenas: “Nós não comentamos detalhes sobre os acordos comerciais que temos com nossos parceiros.”
Segundo diversos sites de notícias como o Kotaku e a Eurogamer, diversas fontes anunciaram ao mesmo tempo o fim da produção de Scalebound, mesmo antes da nota oficial da Microsoft, publicada pela IGN.
O jogo estava sendo dirigido pelo icônico criador de Bayonetta, o diretor Hideki Kamiya, e já apresentava dificuldades de produção há muito tempo. Depois da E3 2016 nada de novo havia sido anunciado a respeito do jogo, possivelmente indicando que as coisas já não caminhavam muito bem.
É importante lembrar também que, ainda em 2016, o CEO da Platinum Games, Atsushi Inaba, afirmou que “se a desenvolvedora não criar uma IP própria para se tornar realmente independente, ela não terá futuro”. Comentamos sobre esta afirmação aqui no WannaPlay, no Podcast SUPERNOVAS #20 e parece que tudo se reafirma com o cancelamento de Scalebound.
A Microsoft deixou de lado o jogo Scalebound em seu recente post sobre o futuro do Xbox One e removeu a página oficial do game do website do Xbox.