Números de vendas são constantemente guardados como segredos na indústria dos games, mas um relatório a respeito do Nintendo Switch trouxe números interessantes que vão além da nova plataforma da Big N, ao afirmar que o Xbox One, console da Microsoft para a oitava e atual geração, atingiu um total de 26 milhões de unidades vendidas.
Todos sabemos que a Microsoft abandonou a divulgação dos números de vendas, em princípio, devido à sua ideologia própria de análise de mercado. Pessoalmente o chefão Phil Spencer afirmou ser mais arriscado – entretanto mais útil – divulgar o número de usuários ativos do que o de unidades vendidas, porque o valor de usuários ativos é mais útil para os desenvolvedores e revendedoras, mesmo com sua flutuação natural.
O número de usuários ativos pode subir ou descer de um trimestre para o outro, enquanto o número de unidades vendidas apenas aumenta dia após dia.
Microsoft usa ideologia própria para o Xbox One
“Se eu vendi consoles dois anos atrás e agora eles estão apenas coletando poeira, isso não é bom para o gamer, não é bom para as desenvolvedoras e, honestamente, não é bom para a Microsoft”, afirmou Spencer. “O legal de falar sobre consoles vendidos é que o número só aumenta. Mas isso não é um reflexo real da saúde do ecossistema. Nós focamos no número mensal de usuários ativos porque sabemos que estes jogadores fizeram uma escolha consciente ao adquirir nosso conteúdo, nossos jogos, nossa plataforma, nossos serviços. Nós queremos forjar nosso sucesso sobre o quão felizes estes consumidores estão. E nós queremos mantê-los felizes.”
Seja verdade ou seja porque o número de unidades vendidas fica muito abaixo dos atuais 55 milhões de base instalada do rival PlayStation 4, da Sony – Número também divulgado pelo relatório sobre o Switch, já que o número oficial ainda figura em 53.4 milhões -, o fato é que o Xbox One teve um excelente final de ano em 2016.
A Microsoft ainda comemora o excelente final de ano do Xbox One, quando o console bateu a concorrência em números de vendas e apresentou um aumento de 23% no engajamento dos seus usuários em relação ao ano de 2015, com 3.9 bilhões de horas ativas em dezembro.
O número de 26 milhões de unidades não foi confirmado pela Microsoft, que manteve sua posição em relação aos “dados que realmente importam”. Mas a julgar pela acuracidade dos valores relacionados ao Switch e ao PS4 no relatório, é possível que os dados estejam mesmo corretos.