A Valve vai descontinuar um dos sistemas mais populares – e polêmicos – da sua plataforma de serviços de games, o Steam Greenlight, e substituir por um novo modelo mais rentável.
O Steam Greenlight é uma plataforma voltada aos pequenos projetos de games, onde usuários do Steam apontam seu interesse em jogos com potencial para entrarem no sistema, sem a necessidade de realizar a pré-compra. Desta forma, jogos de pequeno porte, indies e outros projetos não-AAA recebem permissão para serem publicados (e vendidos) na Steam.
A fórmula permite à Valve realizar uma curadoria pública dos seus produtos, liberando para publicação jogos de interesse para os usuários, sem a obrigação de avaliar cada um dos milhares de pedidos que a empresa recebe para inclusão de jogos no Steam todos os anos.
O programa de apoio aos jogos independentes existe desde 2012 e agora será substituído pelo Steam Direct, que vai dispensar esta votação pública. Com o Direct os desenvolvedores terão apenas que preencher um formulário, realizar um teste de compatibilidade com o sistema Steam e pagar uma taxa para o lançamento do game.
A taxa em questão também sofrerá uma mudança drástica. Atualmente, no Greenlight, o produtor paga uma taxa única de US$ 100 para enviar quantos jogos quiser para votação. O novo sistema Direct terá cobrança variável para cada jogo que, segundo a própria Valve, será acima de 100 dólares e poderá chegar até os 5.000.
A empresa afirma que ainda terão de encontrar o equilíbrio exato nos valores, que permita aos desenvolvedores esforçados e talentosos publicarem seus jogos, desencorajando o lançamento de games questionáveis.
Steam Greenlight e a polêmica da votação pública
Tom Giardino, gerente de negócios da Steam, afirmou que, dos 4.000 jogos publicados pelo Steam no ano passado, ao menos 100 dos aprovados pelo Greenlight alcançaram faturamento de 1 milhão de dólares ou mais, sendo que a maioria poderia nem mesmo ter sido publicado segundo os sistemas de avaliação internos da Valve.
Por outro lado, todos sabemos o quão polêmico o sistema Steam Greenlight pode ser. A Valve concorda e afirma que muitos desenvolvedores estão frustrados com as incertezas do processo e sua falta de transparência. Quem acompanha o Greenlight sabe que muitos jogos questionáveis já foram aprovados enquanto títulos com excelente potencial ficaram de fora.
A empresa afirma ainda que tanto o sistema quanto os valores das taxas estão sendo discutidos diretamente com os desenvolvedores para que se encontre uma fórmula ideal de trabalho. A mudança também foi motivada pela diminuição do número de votos públicos no Greenlight nos últimos anos.
O Steam Early Access, sistema que permite aos desenvolvedores venderem builds prévias e incompletas de jogos em desenvolvimento não será afetado pelas mudanças.