Os Jogos Asiáticos, evento equivalente aos Jogos Pan-Americanos daquele continente, incluirão o eSport como uma modalidade oficial à partir de 2022, novidade anunciada ontem pelo Olympic Council of Asia.

Já em sua 18ª edição, que acontecerá nas cidades de Jacarta e Palembang, na Indonésia, em 2018, os Jogos Asiáticos trarão os videogames como modalidade demonstrativa, sem disputa de medalha, com o objetivo de introduzir os campeonatos de eSport ao evento e formatar sua participação oficial para 2022.

Não foram revelados ainda quais jogos serão oficializados como modalidades oficiais, mas é possível que games como Counter-Strike, League of Legends, DoTA, FIFA e outros semelhantes façam parte da concorrência.

Assim como os Jogos Pan-Americanos, os Jogos Asiáticos envolvem diversos países daquele continente, sendo considerado o segundo maior evento poliesportivo do mundo reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), atrás apenas dos Jogos Olímpicos, o que pode indicar uma possível adesão futura dos eSports também nos jogos mundiais.

Na última edição da Ásia, que aconteceu na Coréia do Sul, em 2014, aproximadamente 9.5oo atletas participaram da competição, representando 45 nações diferentes. Já os jogos de 2022, que incluirão os games eletrônicos pela primeira vez em caráter oficial, acontecerão em Hangzhou, na China.

eSport vem se tornando modalidade esportiva reconhecida devido a grande adesão do público jovem.
eSport vem se tornando modalidade esportiva reconhecida devido a grande adesão do público jovem.

eSport já é modalidade oficial em competições

Os eSports também foram incluídos na 5ª edição do Asian Indoor and Martial Arts Games (AIMAG), também sob a tutela do Olympic Council of Asia, com torneios de FIFA 2017 e outros jogos dos gêneros MOBA e RTS.

Os torneios serão patrocinados pela Alisport of China, uma divisão da empresa de E-Commerce Alibaba, interessada no investimento e crescimento dos eSports na região. A divisão será responsável pela realização do marketing do evento.

O OCA afirmou que a decisão reflete “o rápido desenvolvimento e a popularidade desta nova forma de esporte entre os jovens.”

“O OCA sempre esteve comprometido com a herança, o desenvolvimento e a melhoria dos esportes asiáticos.”, afirmou o presidente da instituição, Ahmad Fahad Al-Sabah, em nota. “E estamos atentos aos inovadores conceitos de esporte da Alisport, que nos ajudará com a força da sua experiência nos eSports”, concluiu.

Os eSports geraram 493 milhões de dólares em retorno com uma audiência de aproximadamente 320 milhões de pessoas em 2016, conforme pesquisa realizada pela Newzoo no último ano.