Durante minhas buscas por jogos mobile que distraiam em meus trajetos, encontro o que poderia ser somente mais um puzzle game estilo combinação de gemas, com elementos de RPG ou card game. Porém conforme comecei a testar Gems of War percebi que a cada opção e item que conquista, novos elementos vão sendo descobertos e o jogo vai se tornando cada vez mais completo em conteúdo.
Em Gems of War você é um personagem que conta com alguns atributos e deve enfrentar uma série de inimigos, no PvE, para conseguir progredir dentro das histórias, ou no PvP, progredindo nos rankings online.
Estes combates se dão por meio da combinação de três ou mais peças iguais em um tabuleiro, para acumular mana e utilizar as habilidades dos seus personagens/cards, ou para conseguir alinhar caveiras que dão dano direto ao inimigo com base no atributo de ataque do primeiro personagem da sua tropa, destruindo assim toda tropa do adversário e conquistando a vitória.
Até aí é bem parecido com tudo que já vimos em outros jogos do gênero, como Puzzle Quest: Magic. Porém, conforme conquistamos mais personagens e entendemos a variedade de habilidades e suas entre personagens, efeitos passivos que podem ser desbloqueados começam a surgir e notamos que a parte puzzle do jogo é literalmente um mero gerador de mana, sendo que os efeitos e a combinação certa de personagens realmente faz uma diferença brutal.
Criar uma tropa que possua vantagem sobre inimigos que usam mana verde, por exemplo, pode fazer uma enorme diferença contra determinado inimigo. Esse nível de estratégia e profundidade normalmente não está presente em jogos desse estilo. As tropas são formadas por quatro personagens.
Os personagens você consegue comprando baús, com chaves e moedas que você ganha no jogo, ou com dinheiro real. E a variedade é enorme, assim como a diversidade de poderes e habilidades deles.
Os personagens ou cards podem ser evoluídos basicamente de 3 formas distintas: sacrificando outras cartas iguais para tornar aquela carta mais “rara”, gastando “souls” para aumentar o nível da carta e ganhar mais pontos nos atributos, ou desbloqueando habilidades passivas com runas que você ganha no jogo. Esses processos podem ser acelerados com dinheiro real.
O jogo possui um mapa com uma série de reinos. Cada um desses reinos possui uma linha de quests com história própria. Avançar nestas histórias habilita novos desafios no mesmo reino. Além disso, chegar até as últimas “telas” do reino habilita um personagem/card especial daquele reino, enquanto sua conclusão habilita uma nova profissão para seu personagem.
Diferentes reinos possuem cores de mana de afinidade específicas e cada reino conquistado passa a lhe pagar um tributo, todos os reinos podem ser evoluídos para aumentar o tributo. Ao fazê-lo você aumenta também o bônus da mana da cor daquele reino.
Seu personagem principal pode ser utilizado ou não como um membro da sua tropa. Para utilizá-lo você aloca uma das armas do seu personagem na tropa, cada arma possui um dano ou efeito diferente.
Seu personagem possui ainda um nível que pode ser evoluído ao ganhar experiência. Passar de nível pode conceder aumento de algum atributo e aumento de afinidade com uma cor de mana, além de algumas vezes conceder uma nova arma com base na mana com a qual a afinidade foi evoluída.
As profissões do seu personagem evoluem em paralelo à evolução do seu personagem em si, concedendo habilidades e bônus de mana de acordo com a mana relativa à profissão escolhida, a mesma pode ser alterada posteriormente.
Gems of War possui ainda uma mecânica de guildas com rankings entre as mesmas e um PvP onde é possível enfrentar tropas de outros jogadores, fazendo com que você suba, ou não, em um ranking e ganhe bônus cada vez maiores.
O jogo foi desenvolvido pela Infinite Interactive, mesma desenvolvedora dos jogos da série puzzle quest. Lançado em novembro de 2014 está atualmente disponível para IOS, Android, Steam, Playstation 4 e Xbox one.