O Nintendo Switch vem chamando atenção desde o seu lançamento e agora sua popularidade se reflete em números, já que a nova plataforma vendeu 2.74 milhões de unidades em todo o mundo.
Esta informação foi publicada em um relatório da Big N que apresenta os números de vendas da plataforma no último mês, entre o dia 03 de março, data do lançamento do Nintendo Switch, e o fim do período.
A empresa japonesa já havia afirmado que o Switch fora o melhor lançamento da sua história, baseados em dados analíticos da NPD. Porém os números oficiais ajudam a pintar o horizonte real do produto nas regiões de interesse: o Japão sozinho comprou 600.000 unidades do Switch, as Américas arrebataram 1.2 milhões, enquanto outros mercados – que incluem Europa e Austrália – totalizaram 940.000 consoles.
Segundo o site Polygon, apesar dos números de lançamento publicados pelas empresas serem geralmente confusos e velados, o Switch não ficou muito atrás dos consoles concorrentes com seus 2.74 milhões de unidades, já que Xbox One e PlayStation 4 bateram, respectivamente, 3 milhões e 4.2 milhões de unidades em seu primeiro mês de lançamento.
Jogos no Nintendo Switch
Entre os games, durante o mesmo período de vendas, a Nintendo vendeu 5.46 milhões de cópias somente para o Switch em todo o mundo. No Japão foram 890.000 games, 2.86 milhões nas Américas e mais 1.71 milhões em outras regiões, que incluem Europa e Austrália.
Outra marca importante aconteceu com as vendas do novo The Legend of Zelda: Breath of the Wild para o Switch e para o Wii U, que somaram um total de 3.84 milhões de unidades pelo mundo. Foram 390.000 cópias para o Switch no Japão, com 120.000 para o Wii U e 2.37 milhões de cópias no resto do mundo, com 960.000 para o Wii U no resto do mundo.
Estes números comprovam, finalmente, que o novo The Legend of Zelda: Breath of the Wild realmente vendeu mais unidades do que a própria plataforma Switch, um fato marcante para a franquia.
Nintendo Switch e portáteis no futuro
E a Nintendo continua positiva em relação ao ano fiscal de lançamento do Nintendo Switch, que termina no início de 2018. A previsão é de que a plataforma atinja 10 milhões de unidades durante o período, com 35 milhões de jogos.
Já o portátil 3DS não ficou atrás e atingiu 7.27 milhões de unidades vendidas no ano fiscal, atingindo um total de 66 milhões de unidades em todo o mundo. Enquanto isso o Wii U vendeu apenas 760.000 unidades no período, somando 14.8 milhões de unidades. Isto representa uma queda vertiginosa para o console da geração anterior, mas não surpreende, já que a plataforma saiu de linha recentemente.
O 3DS apresentou um crescimento de 7% no período, o que consolida a força da plataforma e a intenção da Nintendo de mantê-lo vivo, conforme rebatido pela própria empresa sobre recentes especulações de que as características híbridas do Switch poderiam subjugar o portátil.
Já para o console Wii U as vendas nos últimos três meses foram totalmente inexpressivas, algo esperado com o término do seu ciclo de vida, sendo as últimas vendas contabilizadas apenas por unidades em estoque nas distribuidoras.
A empresa e a marca Nintendo
Em termos financeiros a Nintendo arrecadou ¥489 bilhões em vendas líquidas no período, representando uma queda de 3% comparada ao último ano. Porém, seu lucro atingiu ¥102 bilhões, o que representa um aumento de 521.5%, incluindo vendas recentes de propriedades da marca, como o time de baseball Seattle Mariners, que gerou sozinho 661 milhões de dólares para a empresa.
Você pode conferir o reporte financeiro completo da Nintendo aqui para outras informações.