Mass Effect Andromeda não ofereceu exatamente o que os jogadores esperavam nem os resultados que a Electronic Arts gostaria, por isso a BioWare Montreal deve pagar pelos erros. Segundo informações da Kotaku, a série Mass Effect será “congelada” por tempo indeterminado e o estúdio sofrerá cortes em sua equipe.
A recepção do público e da mídia para Mass Effect Andromeda não convenceu e agora o jogo é acusado de ser o responsável pelo recém anunciado hiato na série. Já no mundo físico, a BioWare Montreal, que liderou o desenvolvimento da série pela primeira vez no lugar do estúdio de Edmonton, também sofreu com os resultados dos inúmeros bugs, da jogabilidade e roteiro ruins.
O estúdio terá um papel secundário neste momento, oferecendo suporte aos demais associados EA, inicialmente dando assistência à produção de uma nova IP que deve ser revelada durante a E3 2017.
Acompanhando ainda o movimento de redução, outros funcionários da BioWare Montreal foram realocados para a EA Motive, outro estúdio sediado na mesma cidade, onde trabalharão no vindouro Star Wars: Battlefront II.
O próprio diretor do estúdio, Yanick Roy, publicou um comunicado à imprensa sobre o futuro da equipe e de Mass Effect:
“Nossas equipes na BioWare e por toda a EA investiram um tremendo esforço ao trazer Mass Effect Andromeda para os jogadores do mundo todo. Enquanto a BioWare continuar focando na comunidade de Mass Effect Andromeda e em seus serviços, estaremos sempre pensando nas próximas experiências que poderemos criar.
As equipes de todos os estúdios da EA pelo mundo estão recheadas de talentos e, mais do que nunca, estão colaborando entre si em projetos chave.
Com a nossa BioWare e a Motive dividindo espaço em Montreal, teremos membros da BioWare se unindo aos projetos da Motive que estão em desenvolvimento. Também estaremos unindo as equipes em outros projetos desenvolvidos pela BioWare.
Haverá muito mais por vir da BioWare nos próximos anos.”
Esta foi a comunicação oficial do estúdio até agora, que se fundirá parcialmente à EA Motive para a continuidade dos projetos vigentes.
A visão otimista transmitida pelo diretor Yanick pode parecer um pouco surreal agora, dado o fracasso no lançamento de Mass Effect Andromeda, porém a EA comentou recentemente a respeito de uma nova IP da BioWare, que foi postergada para lançamento em 2019, e para a qual o estúdio também oferecerá suporte.
EA também posterga nova IP da BioWare
O ano fiscal de 2019 foi escolhido para receber a nova IP desenvolvida pela BioWare. O fim do período que compreende março/abril de 2018 até o mesmo período de 2019 foi indicado pelo CEO da EA, Andrew Wilson, como o mais provável para o lançamento do novo jogo ainda não anunciado.
Segundo o presidente, o desenvolvimento está correndo bem mas o lançamento será atrasado por conta dos trabalhos no “live service” [serviço online] exclusivo para a plataforma do jogo.
“O Design é espetacular. As mecânicas de jogabilidade são excelentes e a ação será de tirar o fôlego”, afirmou Wilson. “O jogo é construído ao redor de um “live service” e, durante nosso processo criativo, decidimos ampliar o escopo do design de interação social para os nossos jogadores. Para acomodar isso estamos postergando o lançamento do projeto para o ano fiscal de 2019.”
Anteriormente o jogo estava previsto para lançamento próximo à março de 2018, porém o anúncio do atraso para o ano fiscal de 2019 deve significar que não o teremos em mãos antes de março deste ano.
Somando as informações anteriores de que o projeto seria um RPG de ação e aventura e a novidade de que será baseado em um “serviço online”, podemos prever que a nova IP não anunciada da BioWare se trata de um MMO.
Podemos esperar por algo semelhante à Destiny para 2019? Teremos que aguardar pela confirmação.