A tecnologia de Realidade Virtual esteve muito em voga durante o ano de 2016 e os reflexos de massiva comunicação sobre estes sistemas gerou frutos ao menos para o mais recentemente lançado PlayStation VR, da Sony.
E foi o próprio chefe de desenvolvimento da Sony, Shawn Layden, a anunciar que o aparelho PlayStation VR vendeu mais de 1 milhão de unidades em todo o mundo durante uma entrevista para a Time. Segundo Layden as unidades do PSVR que começaram a serem distribuídas em outubro do último ano ao preço de US$ 399,00 já estão esgotadas.
Os últimos números oficiais de vendas divulgados datam de fevereiro de 2017, quando somavam um total de 915.000 unidades. Então é possível acreditar que até o atual mês de junho as vendas já tenham superado a marca do 1 milhão.
Porém, além desta conquista, Leyden afirmou ainda que o equipamento segue vendendo muito bem e que não são esperadas reduções nos números de aquisições pelos próximos meses.
“Nós não vemos isto apenas como uma moda. É uma mídia completamente nova, não apenas para o mundo do entretenimento dos games, mas também para o mundo do entretenimento de outras áreas”, justificou o chefe da PlayStation.
O entrevistado ainda observou que as vendas devem ser mais sólidas este ano, pois o fornecimento para as lojas e a demanda pelo produto já estão mais estabilizadas em relação ao ano passado.
“Chegamos a um ponto no Natal em que era difícil encontrar VR em qualquer lugar. Por isso reduzimos a atividade promocional porque não queríamos promover uma plataforma para depois as pessoas descobrirem que não a poderiam obtê-la. Não queríamos criar mais consumidores insatisfeitos,” disse Layden.
De acordo com a Sony, os utilizadores de PlayStation VR compraram 5.25 milhões de jogos até ao momento e suas sessões de jogo têm uma duração média de 25 minutos.
Concorrência robusta do PlayStation VR
Os números de vendas do equipamento da Sony colocam o hardware na liderança do mercado, bem a frente dos principais concorrentes diretos, que são o Oculus Rift – com 243 mil unidades – e HTC Vive – com 420 mil. Porém considerando o mercado total da Realidade Virtual, todos seguem bem atrás do Gear VR da Samsung, que já vendeu um total de 5 milhões de unidades. De acordo com a IDC a fabricando sul-coreana corresponde a 21,5% do mercado total.
Porém, o gadget da Samsung exige um aparelho smartphone Galaxy S ou Galaxy Note para ser usado, enquanto os demais equipamentos dependem de consoles de jogos caseiros ou computadores, revelando algumas diferenças tanto de hardware quanto de conteúdo.
Seguindo os líderes, aparece a Alcatel VR, com 91 mil unidades vendidas no início de 2017.