Entre as grandes franquias de destaque da Nintendo existe uma que comemora 25 anos de existência em 2017, trata-se de Kirby, o personagem faminto que passou por grandes aventuras nos consoles da empresa japonesa.
Desde 1992 o personagem cor-de-rosa criado por Masahiro Sakurai invadiu os jogos, ainda no portátil Game Boy, com o título Kirby’s Dream Land. De lá para cá houveram muitas outras aventuras que extrapolaram o SNES, Nintendo 64, Wii, 3DS e chegaram até a cultura pop.
No vídeo comemorativo é possível relembrar muitas das aventuras do herói pink com uma excelente linha do tempo da franquia e do personagem:
Além de seu criador, o personagem e sua franquia já passaram pelas mãos de outros grandes gênios da Nintendo, como Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto em mais de 20 jogos principais e muitos outros derivados.
Com uma infinidade de jogos que, em sua maioria, permeiam os estilos plataforma e quebra-cabeças, a série Kirby é considerada bastante fácil e com bom apelo ao público infantil. Mesmo assim, sua mecânica divertida de comer itens e inimigos assumindo seus poderes foi capaz de tornar muitos dos seus jogos animados e desafiadores, trazendo muitos adultos para o mundo de Kirby.
Isso se reflete diretamente no ranking de jogos mais vendidos, pois, no total, os jogos da franquia já venderam mais de 34 milhões de unidades pelo mundo, colocando Kirby no hall das 50 franquias de games mais vendidas em toda a história.
Kirby vai além do mundo dos games
E a fofura do personagem conquistou muito mais do que apenas jogadores. Seu design pink, arredondado e seu mundo colorido e caricato extravasaram o universo dos games e aderiram à cultura pop, a exemplo de outras grandes franquias da Nintendo, principalmente no Japão.
Mas não é só de passado e história que vive o sucesso de Kirby.
É importante lembrar que o pequeno aventureiro retorna ao mundo dos games com um novo jogo a ser lançado para o Switch e para o 3Ds em 2018.
Parabéns, Kirby!