Muito longe do Brasil e da nossa cultura, conteúdos sobre caça são cada vez mais raros em nosso país e isso não é diferente com Hunting Simulator. O novo jogo de caça da Bigben e Neopica não será lançado em nosso país, mas tem feito bastante sucesso em outros países como Estados Unidos e França.
Com início ainda lá nos tempos do PS2 e do Xbox, a história de Hunting Simulator e sua jogabilidade deixam bem claro se tratar de um jogo especificamente desenvolvido para o entusiasta da caça. Como qualquer jogo que se intitula um “simulador”, a experiência tenta ser o mais fiel possível à realidade.
E foi justamente neste ponto que me senti inseguro ao receber (muito gentilmente) a key dos colegas da Sony para minha análise. Sem a cultura da caça, achei que teria de lutar bravamente contra a dificuldade e o desinteresse sobre o assunto.
Porém, Hunting Simulator cumpre bastante bem seu papel também para os desentendidos. O jogo possui três modos: Campanha, Caça Livre e Prática de Tiro, além de apresentar um tutorial muito interessante para aqueles que, como eu, não possuem as habilidades de um caçador experiente.
Outro detalhe interessante sobre o tutorial é que ele não faz parte da campanha em si. Ou seja, caçadores experientes e entusiastas da série podem partir diretamente para a longa Campanha do game, que traz centenas de missões, enquanto novatos podem optar por realizar o tutorial e aprender mais sobre as técnicas da caça esportiva.
Em relação à jogabilidade não existe muito segredo: você assume o papel de um dos personagens especialistas, selecionando-os segundo suas habilidades específicas. No meu caso, utilizei na Campanha um personagem especialista em seguir rastros e pistas dos animais.
No jogo as ações são simples: Existem diferentes velocidades de caminhada e corrida para evitar assustar os animais, as funções do HUD – que alertam sobre as atitudes dos animais, a direção do vento e outras informações essenciais para o caçador – além de, é claro, a simples utilização da arma com as funções de mira, tiro e recarga. Fora isso, é preciso seguir rastros e se camuflar para não ser percebido ou afugentar seu alvo.
Existem ainda mecânicas interessantes nos equipamentos, que vão desde as 17 armas diferentes entre rifles e arcos, até equipamentos especializados como apitos, sprays de odor, binóculos e até um drone para analisar a área.
E o jogador deve escolher com cuidado seu equipamento, pois existem no total 37 espécies de animais no bestiário, que vão desde pássaros e animais de pequeno porte como raposas e coelhos, até gigantescos ursos, felinos e alces. Tudo tem que ser preparado com cuidado, afinal, seu sucesso depende diretamente dos seus equipamentos e de sua habilidade de interpretar a natureza ao redor.
Modo Campanha em Hunting Simulator
A campanha do jogo é, sem dúvida, bastante interessante. Para o entusiasta da caça são 12 áreas extremamente vastas por todo o mundo, que vão desde os desertos e montanhas do Colorados até a tundra congelada do Alasca e as florestas da França.
O jogador precisa caçar animais específicos para conquistar o troféu de caça necessário e cumprir sua missão no tempo estipulado pela Campanha. Além disso, existem ainda missões secundárias e bônus concedidos ao caçar animais extras e também ao acertar pontos específicos, como órgãos vitais, ou executar tiros nas distâncias ideais.
Outro detalhe muito interessante é que Hunting Simulator apresenta ainda um modo co-op online para até 4 jogadores, onde é possível criar uma “Equipe de Caça” e cumprir as missões de forma cooperativa.
Ao realizar o tiro fatal e concluir a missão principal, um interessante efeito de bullet time assume a ação e acompanha a trajetória da bala desde a saída da arma até o abatimento da presa. Depois é só recolher seu troféu e comparar seus resultados com os dos seus amigos e da comunidade de Hunting Simulator.
Técnicas e Dificuldades
Outro ponto a ser ressaltado em Hunting Simulator é o sistema de dificuldade. Já comentei que o jogo é bastante gentil com o iniciante, trazendo modos de treino e um bom tutorial. Mas, além disso, existem também diversas opções de customização para facilitar ou dificultar sua vida durante a caçada.
É possível habilitar e desabilitar as funções de alerta, trazendo informações sobre sua camuflagem, sobre os animais que você está mirando (como sexo, idade, peso, etc.), dicas de pistas e rastros, além da direção do vento e quantidade de barulho que o personagem está fazendo. Tudo para ajudar o jogador inexperiente evitar ser visto, ouvido ou farejado pela fauna selvagem.
Do outro lado, o caçador experiente pode customizar o jogo para que nenhuma informação seja revelada, trazendo a simulação muito perto da realidade. Depender diretamente de seu equipamento e habilidade, sem qualquer tipo de ajuda, é uma opção interessante para instigar os expertos.
Tecnicamente o jogo também apresenta suas qualidades. A Unreal Engine 4 permitiu a construção de ambientes muito bonitos e elementos gráficos diferenciados, apesar de claramente não ser o foco do jogo. Porém é preciso salientar que tanto a sonorização quanto as animações dos animais deixam bastante a desejar.
Os mapas são interessantes e bastante diversificados, trazendo animais de diversos portes e raças, mas a movimentação destes não se apresenta de forma fluída e tira bastante da imersão do jogo.
Em resumo, um jogo de simulação específico para quem é entusiasta da caça esportiva, apenas.
Disponível para o PlayStation 4, Xbox One e PC.
– A key foi gentilmente fornecida pela Bigben e concedida ao WannaPlay pela Sony Music Entertainment Brasil.