Desenvolvido pela Tarsier Studios, o jogo Little Nightmares foi uma promessa tímida, mas que provoca curiosidade durante seus pequenos trailers soltos através dos anos.
Talvez a característica mais fácil de detectar deste jogo seja que ele se assemelha um pouco com Limbo e Inside, apresentando atmosfera dark, minimalismos técnicos, como na parte sonora, e quebra-cabeças que envolvem a física do cenário.
O jogo está livre de explicações antes que o jogador tome controle da fofa personagem, mesmo porque não há um antes: a menina de amarelo acorda nesta atmosfera úmida e opressora e segue caminho em frente. Percebendo as bizarrices que estão acontecendo ali, ela quer ultrapassá-las e ignorar o seu conforto relativo inicial.
Sabe-se que um dia o jogo se chamou Hunger, e isso faz sentido, pois tão logo a fome bate forte e, por sorte, você descola algo para comer antes que passe mal até morrer.
Ao contrário dos jogos Limbo e Inside, citados anteriormente, a movimentação não é linear horizontal. É possível se movimentar na terceira dimensão, no sentido de profundidade do cenário. Isso pode causar um pouco de desconforto na hora de acertar saltos que requerem precisão de aterrissagem, resultando em mortes e novas tentativas. Se a tensão construída é bem interessante, por outro lado perder nesse jogo é frustrante o suficiente, ainda mais porque, às vezes, temos checkpoints em localizações duvidosas em termos de distância para o local em que a personagem morreu.
Uma coisa positiva é que o jogo te dá o mínimo de dicas para prosseguir, ao invés de duvidar da inteligência do jogador. Afinal, Little Nightmares é um jogo bem curto, chegando a durar por volta de duas horas, o que pode ser um problema por ser um jogo pouco conclusivo e ter um preço bastante elevado, além de não fazer nada que exceda os limites do mundo dos videogames.
Os pontos positivos que podemos apontar em Little Nightmares ficam no design dos inimigos e personagens em geral, no design de som e gráficos. Há uma preocupação nos detalhes visuais.
Quando não estivermos resolvendo puzzles, estaremos em seções de stealth, que às vezes envolvem puzzles também. Existem colecionáveis como estatuetas e criaturas esquisitas e indefesas espalhadas pelo jogo.
Percebe-se a tentativa de passar o tom de confusão e peças que devem ser encaixadas ao longo do jogo, para que entendamos o que está acontecendo. Algo que encontramos muito em jogos de terror ou ao menos com uma pitada dele. Acontece que esta tentativa é frustrada no game. O que temos revelado não é nem perto de impressionante e o jogo termina sem o sabor de descoberta pela qual tanto esperamos.