Lançado para PC e mobile pela já famosa Devolver Digital, o jogo Reigns foi listado como um dos mais inovadores de 2016 na Play Store. Reigns coloca o jogador para encarnar várias gerações de monarcas de um país fictício. Seu grande desafio é equilibrar os quatro poderes e reinar por mais tempo possível em seu trono.
O jogo possui quatro barras cada uma representando um dos poderes da frágil balança do poder, a Igreja, o povo, o exército e a economia. Cada decisão que você toma pode afetar estes marcadores de forma positiva ou negativa e com diferentes intensidades, dependendo da decisão tomada. Deixar qualquer um dos poderes atingir o máximo do marcador ou o mínimo pode significar o fim do reinado e o início de um novo, ou seja, se deixar a igreja no máximo, o clero tomará o poder e você será deposto. Se deixar zerar, o povo pode criar uma revolta e você terminar assassinado.
Sua interface simples mostra sempre um dilema em um “card” e duas opções de decisão, deslizando o card para a direita você tomará uma decisão ou dará uma resposta/ordem sobre o questionamento e, para a esquerda, outra. Cada decisão poderá afetar a balança dos poderes de diferentes formas.
O jogo se passa numa linha do tempo onde os séculos evoluem enquanto você, através de diferentes gerações de monarcas, tenta se livrar de uma “maldição” feita pelo próprio diabo. No decorrer desses reinados você conhecerá e adicionará novas pessoas ao seu reino, o que irá habilitar bônus, modificadores e novas opções de ações e cards.
O jogo ainda implementa um sistema de combate controlado apenas com opções de ataque e defesa, utilizando o mesmo mecanismo de jogar o card para direita ou para esquerda que, por incrível que pareça, funciona de forma competente.
Tomar decisões como investir na construção de escolas para o reino, iniciar uma cruzada ou ir a um festival pagão, podem ter efeitos instantâneos ou, em alguns desses casos, criarem modificações que irão afetar seus poderes por um tempo, que pode vir a perdurar por vários reinados.
Dentro da jogabilidade simples de duas decisões via “swap” a Devolver Digital conseguiu implementar um mecanismo de duelos extremamente eficiente. Os duelos de espadas são feitos por turnos simultâneos, seu e do adversário. Você decide se irá fazer um movimento de defesa/recuo ou um movimento de ataque, arrastando o card da tela para direita ou esquerda. Ao mesmo tempo o jogo define o movimento do inimigo. Seu objetivo é desferir um ataque certeiro que “derrube” o adversário para o final da tela. Quando você consegue defender um ataque você deixa o adversário vulnerável, fazendo com que, se você atacar no próximo turno, tenha grandes chances de encerar o embate. Ao serem derrotados alguns adversários te ensinam novos golpes.
Apesar de sua simples jogabilidade, Reigns oferece um desafio de raciocínio e gestão de recursos muito bom. O jogo possui uma série de desafios, sempre listados de três em três, para serem cumpridos durante seus reinados. Alguns podem parecer simples como reinar por 40 anos, porém equilibrar essa delicada balança do poder por todo esse período pode ser bem complicado.