Alguns meses após o lançamento do PlayStation 4, estava esperando ansiosamente por um jogo que justificasse sua compra. Então, já que não havia mais nada interessante no console, quando inFamous: Second Son chegou ao mercado prontamente resolvi dar uma chance, embora minha única referência com a série tenha sido o primeiro – e fraco – jogo. Felizmente Second Son não é apenas o melhor título da franquia, como também o primeiro grande filho do PlayStation 4.

A trama se passa alguns anos após dos eventos do segundo inFamous. Você controla Delsin Rowe, um delinquente que mora em uma reserva Akomish localizada no interior de Washington.

Um acidente ocorre com um veículo que transportava três “condutores” – pessoas que possuem um gene que, quando ativo, lhe concede poderes. Com isso, os três fogem e um deles vai parar na cidade de Delsin, fato que desencadeia uma série de eventos que levam o protagonista e seu irmão à cidade de Seattle atrás da chefe do DUP, departamento responsável por controlar e prender os condutores.

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Seattle é o palco de inFamous: Second Son

As Qualidades

Escolhas que influenciam na história

Um dos pontos característicos da série inFamous, também presente aqui, são escolhas que o jogador faz. Suas atitudes podem ser boas ou más, porém o caminho seguido terá consequências e influências no enredo.

O jogo lhe exige logo no início uma escolha importante que o levará para um lado ou para o outro, introduzindo algo que ocorrerá durante todo o tempo, em cada combate e ação realizada. Por exemplo, matar um inimigo em seu momento de rendição irá aumentar seu carma ruim, enquanto imobilizá-lo aumentará seu carma bom. Dependendo do nível de bondade/maldade de seu carma e de escolhas em pontos chaves da trama, as missões disponibilizadas serão diferentes, assim como a atitude das pessoas com relação a Delsin, os poderes que podem ser comprados e a própria história do jogo.

Missões paralelas justificadas

Como de praxe, o jogo disponibiliza ao jogador uma grande gama de missões paralelas à história principal. O diferencial é que aqui estas atividades são justificáveis e complementam de forma magistral o universo da obra, tendo desde narrativas completas contando fatos relativos ao jogo anterior, até outras que incrementam a história de Second Son. Muitas vezes deixei a missão principal de lado para fechar um arco de objetivos paralelos.

Poderes criativos

inFamous: Second Son surpreende em relação aos poderes de seu protagonista. Ao invés de seguir a linha comum de elementos como eletricidade, fogo e água, o título se arrisca e disponibiliza habilidades baseadas nas inusitadas fontes fumaça, neon, vídeo e concreto. Cada um dos elementos possui poderes variados para movimentação, ataque a distância, de médio ou curto alcance.

Outro ponto interessante são os inimigos, que também possuem poderes e dão bastante trabalho ao jogador.

Gráficos de nova geração

Representando muito bem um dos aspectos mais “badalados” da nova geração, inFamous: Second Son dá um show na parte gráfica, com milhares de partículas e explosões de cores nos poderes de Delsin. Um dos destaques são as habilidades de neon, que deixam rastros de luzes pela tela. Além disso, as localizações são vivas e repletas de detalhes.

O único ponto relativamente inferior dos gráficos fica por conta dos modelos de personagem, que ainda ficam abaixo de alguns games da nova geração, como Metal Gear Solid V: Ground Zeroes e Ryse: Son of Rome.

Além disso, o jogo consegue manter um desempenho excelente, mesmo com vários inimigos e transeuntes na tela.

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O jogo dá um show em gráficos, com milhares de partículas e explosões de luzes e cores

Os Defeitos

Limites de movimentação

A movimentação de Delsin é excelente quando se usam habilidades para isso, mas peca um pouco quando é necessário escalar algo de forma natural.

Outro ponto é que a cidade se localiza em uma ilha e, para que o jogador não saia dela, o game utiliza o recurso bastante clichê de “o protagonista não sabe nadar”, jogando-o em terra firme toda vez que se cai na água.

Missões fora de jogo mal planejadas

A obra possui algumas missões complementares de investigação, onde é necessário acessar um site fora do game e completar objetivos para dar continuidade à trama. O grande problema é que estes sites não possuem suporte a dispositivos móveis, então é necessário ir até um computador para conseguir completar este tipo de missão. Uma idéia interessante, porém executada de forma falha.

Ficha Técnica

Plataforma: PlayStation 4
Gênero: Ação/Aventura
Data de lançamento: 21 de março, 2014
Desenvolvedora: Sucker Punch
Publisher: Sony Computer Entertainment America