Lançado em Dezembro de 2015 e distribuído pela D3 Publisher, Magic: The Gathering – Puzzle Quest explora a jogabilidade da popular franquia Puzzle Quest com essência do card game de Magic: The Gathering, como o foco no colecionismo e o pensamento estratégico de uso dos cards.
Para começar: o que é a franquia Puzzle Quest?
Puzzle quest é uma franquia de jogos que possui como principal característica a jogabilidade de combinação de peças iguais em um tabuleiro. A grande inovação da franquia, desde seus primeiros jogos, foi trazer histórias com uma pegada RPG para essa jogabilidade, onde a combinação das peças lhe concede a matéria prima para utilizar poderes e habilidades do seu personagem. Além dos celulares, a franquia já apareceu nos PCs e até no 3DS, da Nintendo. Caso não esteja familiarizado, a jogabilidade é semelhante ao famoso jogo Candy Crush.
O que é Magic: The Gathering?
Magic: The Gathering dispensa apresentações: é um dos card games mais antigos e populares que existem, com dezenas de expansões, jogos para diversas plataformas e uma base de fãs consolidada. Ele inspirou praticamente todos os card games modernos (fãs de Spellfire não me condenem).
A junção dos dois trouxe algo bem diferente, unindo puzzles característicos da franquia Puzzle Quest e o card game característico de Magic. No jogo você deve combinar as peças iguais, que representam os tipos de mana de Magic, de um tabuleiro central para conseguir mana e assim utilizar as cartas do seu deck invocando criaturas, magias e efeitos, além de ativar habilidades especiais do seu Planewalker.
Planewalkers são os personagens que você utiliza para duelar, uma espécie de avatar seu no jogo. Você pode ter alguns desses e usar um por partida, sendo que cada um deles possui um tipo de mana associado. Esta característica define o tipo do seu baralho e as cartas que você pode utilizar em sua composição; dessa forma, você pode montar variados decks, um para cada Planewalker que você possui. Além de definir as cartas que você pode utilizar, os avatares possuem poderes específicos e uma quantidade de pontos de vida.
Magic – Puzzle Quest possui um mecanismo de evolução que permite gastar os pontos que você ganha nos duelos para ampliar o nível dos seus Planewalkers, aumentando sua capacidade de regeneração de um duelo para outro, liberando novos poderes e aumentando seus pontos de vida.
Para habilitar Planewalkers e conseguir novas cartas, coisa essencial para se manter competitivo principalmente no modo online, você utiliza uma moeda dentro do jogo, que pode ser conseguida tanto jogando e cumprindo desafios, como com dinheiro real. O game também lhe dá novos boosters de cartas de tempos em tempos, gratuitamente.
Dentro dos duelos, você compra uma nova carta todo turno até que sua mão fique cheia, podendo reordena-las em sua rodada de forma a definir a ordem de uso dentro da estratégia que quer seguir. Cada carta possui uma quantidade de mana para ser invocada e, de acordo com a sinergia de seu Planewalker com os diferentes tipos de mana, a combinação pode lhe dar mais mana ao combinar tipos que possuem afinidade.
As cartas possuem diversas habilidades provenientes do Magic, como bloquear, voo, entre outras, além de diversas criaturas que possuem poderes especiais, como aumentar a força de outros semelhantes. Além dos monstros, existem cartas mágicas e de efeito.
Isso tudo faz com que, além da mecânica de combinar as manas, o jogo tenha toda uma gama de estratégia com relação a como você monta seu deck, criando uma profundidade muito maior do que a existente nos Puzzle Quest anteriores, mas conseguindo suavizar a complexidade das mecânicas de Magic: The Gathering. O resultado é um game extremamente acessível ao grande público.
Magic: The Gathering – Puzzle Quest: Veredito
Em geral, Magic: The Gathering – Puzzle Quest consegue mesclar muito competentemente os elementos de seus jogos originais, criando algo novo, com partidas rápidas e estratégicas, entregando uma jogabilidade excelente para a tela de seu celular. O único ponto é que, como na maioria dos jogos mobile, você pode acelerar seu progresso com dinheiro real.
Plataformas: IOS, Android
Data de lançamento: 10 de dezembro, 2015
Desenvolvedora: D3 Publisher
Publisher: D3 Publisher