Battle.net não existe mais ao menos em nome, porque depois de duas décadas como marca oficial da plataforma de games da Blizzard, a empresa decidiu adotar o próprio nome e assumir o serviço como Blizzard App.

Depois de terem anunciado a intenção em setembro de 2016, usuários do mundo todo estavam aguardando o dia em que o tão familiar logotipo da Battle.net seria substituído e isso aconteceu durante um update lançado ontem (23) no sistema. A mudança aconteceu primeiro na Europa, mas deve se espalhar por toda a rede muito em breve.

“Por vezes notamos que ocorrem confusões e problemas de ineficiência por conta do uso de duas identidades distintas – Blizzard e Battle.net”, justificou a empresa em seu blog.

Depois de 20 anos, a Battle.net agora se chama Blizzard App, mas nada mudou nos serviços.
Depois de 20 anos, a Battle.net agora se chama Blizzard App, mas nada mudou nos serviços.

Battle.net sai de cena, mas nada muda

Apesar de parecer um fato de menor importância a mudança cortou o coração de muitos usuários que tiveram suas primeiras e, talvez, mais intensas experiências em jogos multiplayer online sob a chancela da marca Battle.net.

Em um post do reddit muitos usuários sentiram-se nostálgicos com a alteração. Em tempos de Diablo, Warcraft e dos primeiros passos de DoTA, ainda como mapa de Warcraft 3: Reign of Chaos, a Battle.net angariou muitos seguidores e adoradores. Inclusive, o nome Battle.net surgiu juntamente com o jogo Diablo, sendo o sistema de batalhas online nos servidores dedicados ao game.

O sistema foi pioneiro entre os serviços de jogos online, precursor dos modernos Steam, EA Access, Xbox Live, GOG Galaxy, entre outros que desfrutam da ideia hoje em dia.

Por outro lado o serviço, agora simplesmente denominado Blizzard App, continua funcionando exatamente da mesma forma. Além disso, as URLs originais continuam funcionando também sob o nome Battle.net, temporariamente.

Nestes 20 anos o serviço evoluiu de uma base para conexão aos servidores de jogos online até os modernos sistemas de vendas e serviços, que comportam compra de jogos, updates, DLCs além de, é claro, continuar conectando os jogadores aos servidores oficiais da Blizzard.

E a empresa foi enfática ao afirmar que a mudança é puramente prática e superficial, sendo que o Blizzard App continuará funcionando sem alterações e utilizando exatamente os mesmos servidores em que a Battle.net costumava se apoiar.

Nada mudou, mas tudo mudou. Adeus Battle.net.