Hoje, pelo menos até o momento tivemos duas surpresas em locais distintos da mídia mas endereçadas ao mesmo assunto: O Switch botando as garras de fora.
A primeira é meio óbvia: No último programa do Jimmy Fallon, espécie de Danilo Gentili, O Reggie, Bill e Miyamoto estavam lá para promover o lançamento do Super Mario Run, jogo de mobile que por hora estreia na plataforma da Apple e futuramente no Android. Apesar disso, havia uma caixinha com ponto de interrogação na bancada, aquela mesma, do jogo do Mario e aquilo poderia esconder algo.
Parece que o interesse não estava muito grande no jogo de celular, já que 70% do tempo gasto foi para apresentar de forma mais próxima o Nintendo Switch. Sim, o que estava dentro daquela caixa era o novo console da Nintendo que chega em março de 2017. O aparelho terá mais detalhes como seus jogos de lançamento revelados e valor oficial, ambos sem a carga de rumores, agora, em janeiro. Como a data é muito próxima, além do natal, faz sentido que eles mostrem algumas coisas que não tenham tanta importância por não serem mais tão novidade. No caso o que faz o momento legal é ver o console fora de um comercial com suas produções em cima. Mas ao menos uma coisa importante ficou marcada no vídeo do “pre-anuncio” que você confere abaixo:
O console rodando de verdade um jogo e esse jogo é o mais novo Zelda da série. Dessa vez sem quedas de quadros (isso foi algo que ficou muito claro no último The Game Awards onde mostraram mais gameplay do game e parecia rodar porcamente, não se sabe se isso é exclusividade do Wii U ainda) e com o host do programa jogando num telão. Depois demonstraram também como fica a experiência caso escolhamos jogar com a tela do tablet do console. Uma coisa que ficou clara é que realmente essa peça é de uma espessura bem agradável, contudo, parece ser uma re-edição, uma espécie de slimização do controle principal do Wii U, seja isso bom ou não.
Tá certo que não acredito na reação exagerada do Jimmy Fallon, mas é sempre legal perceber que, no geral, o que a Nintendo mostra é realmente o produto final, né, Nintendo?
Ok, é brincadeira, mesmo porque não há nada muito mágico na prosposta do Switch. O que temos a esperar agora é como a capacidade gráfica se desenvolve nele, pois isso mexe muito no tipo de jogos que as third parties irão produzir para o aparelho.
Tendo dito isso, tivemos rumores interessantes nesta semana das mesmas fontes confiáveis de sempre, e agora elas afirmaram um possível port de Dark Souls III para o Switch e falaram também sobre o interesse da From Software em lançar a trilogia no console!
Isso adiciona uma certa expectativa de poderio gráfico no aparelho, já que estes jogos não são coisas que iríamos ver hoje em dia num chipset mundano, um chipset com pretensões mobile. Para reforçar ainda mais que essa plataforma terá sim potência animadora para os desenvolvedores diretamente, chegamos com a segunda parte desta notícia, que é a revelação de um novo título para o console, Seasons of Heaven.
Produzido pela francesa AnyArts Productions, o game traz a narrativa de um garoto com Aspergers e seu cachorro, tudo rodando na Unreal 4. Alguma coisa me diz sobre esse jogo ter uma pegada a la Brothers.
Aqui está o que a produtora soltou sobre o game:
Nina e Ana são filhos de um líder num grupo de sobreviventes. Eles aprendem a cooperar num novo mundo, se recordando todos os dias de tanta arrogância que o Homem foi capaz de pregar quando se afirmava ser o dono da verdade absoluta … Mas o que eles passaram antes deste tal fim?
De certo sabemos que ao menos metade dessas imagens são conceituais, indicando um estágio bem inicial do game, ou da produtora escondendo o jogo – literalmente. Agora é esperar se teremos algo no evento da Nintendo em janeiro que conta com a revelação de vários jogos.
E, como não sou de desperdiçar sobremesa, deixar no prato e também não desperdiço o que a internet produz, aqui vai um pequeno vídeo. O que fazer com ele, não sei, fica a seu critério.
Agradecimentos ao Eddy Silva por fornecer o material.