Errata: No texto original da matéria havíamos apontado o “Setor de Games”, sem especificar que a queda aconteceu no setor de “Hardware de Games”, relativo aos consoles, conforme apontado pela nossa leitora Sabrina. Por este motivo realizamos alterações no texto para correção do artigo. (N.E.)
A Microsoft publicou hoje seu relatório de lucratividade para investidores, relativo ao segundo quarto do ano fiscal de 2017 e, apesar das finanças irem bem, o lucro gerado pela área de consoles de games diminuiu.
A empresa como um todo – e sua área de games – demonstram muita saúde com lucro líquido de 6.17 bilhões de dólares, enquanto o faturamento bruto chegou a atingir os 24 bilhões nos últimos três meses de 2016. Números maiores do que os apresentados no ano anterior e que impressionam os analistas.
Entretanto, o retorno somado pelas vendas de hardware na área de games caiu 3% em comparação ao ano anterior, para 3.595 bilhões, algo que a Microsoft atribuiu à “diminuição de preços do hardware atual e fim das vendas dos consoles Xbox 360, apesar do aumento das vendas de serviços e software.”
A empresa afirmou ainda que o impacto foi causado tanto pelos cortes de preços do hardware atual, quanto pela diminuição do volume de vendas do agora descontinuado Xbox 360. Apesar disso, sabemos pelos números anunciados pelo grupo NPD que, ao menos nos Estados Unidos, o Xbox One foi o equipamento mais vendido no segundo semestre de 2016.
Serviços online e jogos da Microsoft
A Microsoft lembrou ainda que os setores de serviços e softwares de games apresentaram um crescimento conjuntos de 18% e as transações online ultrapassaram 1 bilhão de dólares em valores pela primeira vez, graças à “continua adoção da distribuição digital e um lineup de jogos muito consistente”. Mas é preciso lembrar também que os números de “usuários online”, que a empresa gosta tanto de enfatizar, também contabiliza usuários do Windows 10 e plataformas mobile ligados à rede da Live, juntamente com os usuários do Xbox.
O número de usuários ativos na Xbox Live em dezembro de 2016 teve aumento de 15% e atingiu o recorde de 55 milhões de jogadores ativos. Um aumento considerável se lembrarmos que em outubro do mesmo ano houve um declínio para a casa dos 47 milhões de usuários ativos. Mesmo assim a Live conseguiu fechar o ano de 2016 bem a cima dos 48 milhões apontados no encerramento de 2015.
A empresa apontou o Xbox como culpado direto pela queda na sua divisão de hardware de games, sugerindo que a redução dos preços do Xbox One e Xbox One S e a descontinuidade do Xbox 360 impactaram negativamente os números relacionado ao setor de hardware de games.
É importante lembrar que a Microsoft terá uma nova chance de alinhar os lucros do setor de hardware de games com o lançamento do Project Scorpio, anunciado para o final do ano de 2017.