A conferência da Sony PlayStation na E3 2017 abriu, mais uma vez, com música. Desta vez vimos um grupo tocando uma melodia oriental com citaras, flauta e percussão sobre o palco, com introdução de um violino e uma cascata ao fundo, onde foram projetados símbolos coloridos diversos, trazendo imagens relacionadas a alguns jogos.
Shawn Layden subiu ao palco trazendo um discurso sobre a importância da tecnologia, das inovações 4K e VR, mas da importância superior dos games, além de tudo isso. E, em nome disso, prometeu grandes apresentações de jogos exclusivos para a noite.
Assista a apresentação da Sony PlayStation abaixo, ou a versão em português AQUI!
Uncharted: The Lost Legacy
Na sequência, um trailer trouxe uma belíssima cena em um templo com duas heroínas, marcando a apresentação da Naughty Dog para Uncharted: The Lost Legacy.
Lançamento dia 22 de agosto de 2017.
Horizon Zero Dawn: The Frozen Wilds
A neve tomou conta do auditório, bem como o símbolo da Gorilla Games, com a apresentação da nova aventura de Horizon: Zero Dawn em um trailer bastante dramático sobre uma nova ameaça ao mundo de Aloy.
Chega ainda em 2017.
Days Gone
A Bend Studios também trouxe sua apresentação do já esperado Days Gone, desta vez com o vídeo de gameplay tão requisitado pelo público, trazendo o personagem principal em apuros, caindo na armadilha de dois vagabundos. A jogabilidade trouxe muitos QTEs, investigação, morte e ação no palco, onde uma performance acontecia juntamente com o jogo.
No vídeo fica claro que a jogabilidade stealth dos RPGs atuais será uma ferramenta importante do jogo, bem como o uso de táticas e equipamentos para distrair os inimigos.
Ainda sem data de lançamento.
Monster Hunter World
Mais um trailer trouxe um guerreiro com uma espada de proporções gigantescas explorando uma floresta cheia de animais semelhantes a dinossauros, seguido por uma batalha com grandes répteis. Esta foi a apresentação de Monster Hunter World, que chegará para o PlayStation.
O jogo chega no início de 2018.
Shadow of the Colossus
O Japan Studios e a Blue Point Games trouxeram para o palco da E3 anúncio do remake da série Shadow of the Colossus em um pequeno teaser, com cenas totalmente renovadas do jogo original.
Também chega somente em 2018.
Marvel vs. Capcom: Infinite
A Capcom trouxe sua nova IP da Marvel em um trailer de história do game, trazendo os heróis dos quadrinhos, de Street Fighter e também do Mega Man, como se esperava em Marvel vs. Capcom, que já possui uma demo jogável.
Lançamento dia 19 de setembro.
Call of Duty WWII
Um trailer bastante elaborado do já anunciado CoD WWII trouxe os cenários de guerra do jogo, que se passará na Segunda Guerra Mundial, com a ação de batalha nos diferentes mapas e diversas armas que estarão presentes no FPS.
O lançamento será dia 03 de novembro de 2017.
Lançamentos para PlayStation VR
The Elder Scroll V: Skyrim VR
Um trailer de gameplay trouxe ao palco a versão VR de Skyrim, um lançamento já esperado e uma adição importante à biblioteca do PlayStation VR.
Ainda sem data de lançamento anunciada.
Star Child VR
A Playful também trouxe à conferência um trailer da aventura futurista no estilo plataforma, com ação em gameplay de Star Child para o equipamento VR da Sony.
Sem data de lançamento.
The Inpatient VR
A Supermassive Games lançou mais um trailer para a nova IP VR, The Inpatient, jogo do mesmo estúdio de Until Dawn, o Supermassive Games.
Final Fantasy XV: Monsters of the Deep VR
Outro jogo VR com apresentação na conferência foi a aventura VR de FFXV, um jogo de pesca baseado no minigame do jogo original.
Bravo Team VR
Mas uma jogo de ação em guerra trazido para o VR com o FPS cooperativo Bravo Team, também produzido pela Supermassive Games.
Sem data de lançamento.
Moss VR
Outro VR apresentado foi o estiloso game de exploração e aventura do ratinho guerreiro da Polyarc. Com um trailer bonito e instigante, a aventura deve trazer um conteúdo de qualidade para a plataforma.
Sem data de lançamento.
God of War
Mais um trailer do jogo foi introduzido, agora mostrando melhor a conturbada relação entre Kratos e seu filho, migrando na sequência para a ação do game e as dificuldades do personagem em se estabelecer em paz em um novo mundo. Batalhas diversas aparecem mostrando a jogabilidade com mais cara de hack ‘n’ slash do título, tanto com Kratos quanto com seu filho, que será treinado para se tornar um guerreiro, em combate contra os inimigos.
Fica claro que poderemos contar com inimigos ainda maiores, conforme mostrado no trailer, e muita ação nas batalhas.
O jogo será lançado no início de 2018.
Detroit: Become Human
Mais um trailer introduzindo a história de outro personagem dos “contos” de Detroit mostrou a vida de trabalho infinito dos androides e a tentativa de um rebelde de libertar alguns robôs de uma loja, liderando uma revolução de androides.
Decisões que vão impactar o futuro da trama: Paz ou violência, certo ou errado, todo fará parte da evolução de cada personagem, impactando diretamente do desenvolvimento da história.
Ainda sem data de lançamento.
Destiny 2
Outro trailer dramático trouxe humanos em risco de extinção e prontos para se defender, com gráficos bastante impressionantes para a continuação do jogo de imenso sucesso.
O jogo terá conteúdo exclusivo para o PlayStation.
Lançamento dia 06 de setembro de 2017.
PlayStation Exclusives
Spider-Man
Uma tela sobreposta trouxe na sequência o novo jogo do Homem-Aranha, com gráficos e sonorização extremamente impressionantes, o trailer finalmente trouxe a jogabilidade do novo título do herói da Marvel.
A jogabilidade parece excelente com todas as habilidades do herói em jogo, com fluidez impressionante. Uma batalha contra um chefão mostrou todo o potencial e as possibilidades de luta, porém com uma sequência abusiva de QTEs para salvar a cidade.
O jogo chega em 2018, ainda sem data de lançamento.
Conclusão sobre a conferência da Sony PlayStation na E3 2017
Sem muito peso nas apresentações ou grandes destaques, a conferência foi bastante morna para quem viu de fora. um pouco diferente do que estamos acostumados com a Sony. Mesmo o público do teatro não pareceu muito empolgado durante os anúncios. Apesar de trazer novidades para grandes títulos de sucesso, tivemos muitos anúncios já vistos anteriormente e poucas datas de lançamento, mas um vez o mesmo erro do ano passado.
Uma apresentação que fez mais barulho do que deveria para os presentes, sem muito conteúdo novo sobre os jogos.
O ponto alto ficou para os trailers de gameplay e muitos jogos de VR, uma promessa que realmente se cumpriu. Mas a falta de datas de lançamento tirou o brilho, até mesmo dos jogos mais desejados.