Foram expressivos 45 anos de carreira na Nintendo para o mestre do hardware Genyo Takeda, um dos mais talentosos e geniais desenvolvedores da empresa japonesa.
O responsável pela criação da alavanca analógica do Nintendo 64 decidiu se aposentar aos 68 anos de idade, marcando sua saída para o fim de junho deste ano, conforme publicado por nota da Nintendo.
Takeda foi o supervisor responsável por cada console criado pela empresa desde a sua contratação, em 1971/72, depois de ser escolhido por Gunpei Yokoi, futuro designer do Game Boy. Takeda trabalhou na Big N desde os primeiros projetos de videogames da empresa.
No ano de 1975 Takeda criou o primeiro jogo arcade de corrida de cavalos, EVR Race, considerado pela própria Nintendo seu primeiro jogo de videogame oficialmente lançado. Apesar de ainda ter trabalhado em jogos clássicos como Punch-Out! e StarTropics até os anos 80, foi no mundo do hardware que Takeda se encontrou.
Foram creditados a ele, por exemplo, o design da tecnologia de bateria e cartão de memória RAM de backup utilizada nas fitas do NES, para salvar jogos como o The Legend of Zelda original, e também a invenção do controle analógico do Nintendo 64, que mudou para sempre o design dos controles de games.
Genyo Takeda concorrente à presidência da Nintendo
Takeda esteve também entre os produtores de Pilotwings 64 e Dr. Mario 64, além da equipe de desenvolvimento do GameCube. Posteriormente foi o chefe no desenvolvimento do Wii e colaborador no desenvolvimento do Wii U, auxiliando no design do console.
Recentemente, em 2015, depois do falecimento de Satoru Iwata, Takeda fora cogitado junto com Miyamoto para assumir a condução da empresa, antes de assumir o papel de Technology Fellow, cumprindo função semelhante na divisão de hardware a que Shigeru Miyamoto assumira na divisão de software quando Tatsumi Kimishima assumiu a presidência.
Ainda não estão claros os planos de Takeda para o futuro, porém sabemos que sua função de Technology Fellow na Nintendo será assumida pelo diretor Ko Shiota, atual líder do Departamento de Tecnologia de Plataforas e colaborador de longo tempo de Takeda.
Talvez não tão conhecido como Shigeru Miyamoto, Genyo Takeda cumpriu muito bem sua função como um dos principais nomes no desenvolvimento da tecnologia – e da empresa – na Nintendo.