GWENT: The Witcher Card Game teve seu closed Beta versão 0.8.13 liberado neste dia 25 de outubro. Apenas alguns sortudos foram agraciados com a possibilidade de jogar esta versão recém lançada, mas é claro que nós fomos alguns deles e trouxemos para você o conteúdo em primeira mão!
Depois de experimentar o game, falar muito a respeito com o representante do GWENT no Brasil, o parceiro Vinicius Junqueira, e contar tudo para vocês no episódio especial #BGS2016 do Podcast SUPERNOVAS (Que você pode conferir AQUI!), fui selecionado para aprender um pouco mais sobre o standalone deste que se tornou um dos jogos de cartas virtuais mais amados do mundo… ao menos mais amados entre os jogadores do The Witcher III: Wild Hunt!
Mas pode esquecer tudo que você conheceu sobre Gwent enquanto jogava suas partidas ao longo de The Witcher III. A nova versão do RPG de carteado está bem diferente! E não estou dizendo aqui que a qualidade caiu. Não mesmo. O jogo ficou bastante focado no tabuleiro (o que faz sentido, já que não temos toda a história que envolve The Witcher III), com a seleção de cartas e a mecânica básica por turnos praticamente idêntica, mas com muitas novidades apimentando as partidas.
GWENT: The Witcher Card Game ficou ainda mais parecido com um RPG de cartas ao estilo e complexidade de Magic: The Gathering.
O jogo simples que conhecemos em The Witcher III você praticamente pode esquecer. A funcionalidade básica das cartas, onde bastava somar os valores de ataque para saber seu poder total, ainda está ali, debaixo de uma imensa quantidade de inovações. No novo game de GWENT as cartas básicas foram largamente substituídas por modelos bem mais complexos, com habilidades extras e poderes ocultos. Isto certamente tornou o jogo muito mais complexo, fazendo com que a simples soma de poderes não seja o suficiente para vencer uma rodada.
Além disso, algumas habilidades foram amplamente reforçadas, outras eliminadas, e outras totalmente novas foram adicionadas ao jogo. Mesmo quem teve a oportunidade de experimentar o pré-alfa em eventos como a BGS, vai notar muitas mudanças em relação às novas features e mecânicas do jogo. A compra de novas cartas a cada rodada é um exemplo delas, o que estende a quantidade de turnos necessárias para concluir uma partida além de obrigar o jogador a conhecer muito bem o seu baralho, tanto quanto pensar exaustivamente sobre suas estratégias.
Novas regras de GWENT: The Witcher Card Game
Nas primeiras partidas esta profusão de novidades me irritou um pouco, simplesmente porque eu tinha diferenças de até 10 pontos de força em relação ao meu adversário e, vez por outra, mesmo depois de ambos passarem suas rodadas, o placar simplesmente virava e eu perdia uma partida ganha. Tudo isso por conta de uma dezena de habilidades das cartas sobre o tabuleiro que eu simplesmente desconhecia. (Ninguém mando ignorar o Tutorial!)
Cartas que invocam poderes antes de saírem da mesa, outras que ampliam a força de semelhantes quando são descartadas ou destruídas, tudo isso é capaz de virar o placar de ponta cabeça mesmo depois de encerrados os turnos de ambos jogadores.
Porém, assim como no Gwent original do The Witcher III, os meandros do standalone também são aprendidos com extrema facilidade. Assim, estas “surpresas”, aos poucos, vão deixando de atrapalhar seu jogo.
Para quem ainda se atrapalhar com as regras ou simplesmente não tiver jogado o mini-game original no jogo do Bruxo, basta escolher o TUTORIAL na tela de abertura e aprender tudo com bastante facilidade.
Além disso, sistemas e cartas que deixavam o jogo original muito “fácil” ou “óbvio” contra o computador foram simplesmente eliminados, fazendo com que o balanceamento dos baralhos e a mecânica do jogo se unificassem para todos os participantes. Aquelas “técnicas” utilizadas para enganar a AI já não funcionam mais, ou ao menos terão de ser reinventadas constantemente para aplicar blefes contras jogadores humanos.
Cartas e Mecânicas de GWENT: The Witcher Card Game
Além da remodelagem total das cartas – Que agora possuem animações durante o jogo e muito mais informações quando selecionadas -, a mecânica do Gwent original também sofreu algumas mudanças. Que fique claro que o jogo ainda se dá em um tabuleiro onde as cartas são dispostas e vence cada rodada (3 no total, igual ao original) quem tiver o maior valor de poder somando-se os poderes das cartas no tabuleiro. Antes de começar você também pode trocar até 3 cartas, semelhante ao jogo original
Porém, algumas novidades foram introduzidas na mecânica em si. Além da compra de novas cartas entre os turnos, foram criadas funções totalmente novas para as cartas de líderes, por exemplo, que podem salvar ou comprometer totalmente sua partida. A dificuldade e a dependência direta da boa estratégia também estão bem mais presentes, mesmo em partidas contra a máquina, lembrando novamente que as “técnicas” para vencer com mais facilidade foram praticamente eliminadas.
Sobre as habilidades de cada card, me sinto seguro apenas em afirmar que praticamente TUDO mudou! Dezenas, talvez centenas, de novas opções de habilidades de criaturas e também de cartas mágicas foram adicionadas, tornado o jogo muito mais diverso e complexo. As habilidades que beneficiam outras criaturas do jogador ou prejudicam as do adversário estão presentes em praticamente todas as cartas.
Foram adicionadas ainda cartas ocultas que só revelam suas reais habilidades quando outros cards específicos são baixados em campo, quando estas saem de jogo ou ainda quanto um turno termina. Estas cartas costumam ter um efeito impactante diretamente sobre o placar e podem definir uma partida mesmo depois do encerramento da rodada.
Já funciona no Beta de Gwent
Ao iniciar o jogo você se depara com as seguintes possibilidades de partida:
– Partida Casual (para jogar contra alguém on-line)
– Partida contra um amigo (para jogar diretamente com um amigo)
– Treino (onde você pode praticar contra o computador)
– Tutorial (para conhecer o jogo e aprender as regras)
Você também encontra entre as opções inicias:
– Construtor de Baralho (para configurar seu baralho, adicionar e retirar cartas)
– Opções (para configurações de áudio, gráficos (inclusive 4K!), resolução e outras)
– Coleção (aqui você pode verificar todas as cartas que possui ou não)
– Loja (para fazer compras de novas cartas, boosters, etc.)
Propostas para o futuro de Gwent
Já no pré-alfa fomos advertidos de que muitas cartas novas seriam adicionadas ao jogos. Assim como os baralhos de RPGs Card Games tradicionais, GWENT também trará a possibilidade de comprar “boosters” com novas cartas sortidas e até forjar novas cartas para sua coleção à partir de pontos ganhos no jogo ou dinheiro real.
Conforme conversei com o Vinicius Junqueira durante a BGS, campanhas single-players cheias de história ainda serão adicionadas ao game, bem como novas cartas e, possivelmente, a capacidade de realizar trocas com outros jogadores. Tudo isso ainda está em estudo, mas pode se tornar realidade até o lançamento, ou mesmo posteriormente.
Resumindo minha experiência no Beta fechado
As mecânicas e os balanceamentos ainda devem mudar muito até 2017, mas já sabemos que o jogo reage muito bem em todos os baralhos tradicionais que testei. Venci e perdi partidas na mesma proporção durante a primeira hora, mesmo considerando que joguei largamente a versão original do The Witcher III, mas não conhecia diversas das habilidades introduzidas. Achei justo considerando que minhas habilidades iniciais.
Inicialmente achei que o jogo estava muito “carregado” de mudanças. Quem me conhece sabe que prezo demais a simplicidade, mas, depois de conquistar um pouco de experiência, acredito que rapidamente aprendi a apreciar as novidades do jogo standalone.
Agora cabe jogar mais algumas horas para revisar esta análise a trazer mais informações para você, amigo jogador, que está aguardando ansiosamente por mais este lançamento da CD Projekt RED!
GWENT: The Witcher Card Game ainda não tem data de lançamento definida. O teste Beta fechado foi lançado no dia 25 de outubro de 2016.
Plataformas: Xbox One e PC (Futuramente PS4)
Data de lançamento: Ainda não definida
Desenvolvedora: CD Projekt RED
Publisher: CD Projekt RED/GOG
Licença do closed Beta fornecida pelo estúdio