Atualização:

página oficial Metro – The Game no Facebook publicou uma nota dizendo que, apesar de “haverem planos ambiciosos para a bem sucedida série Metro, lançar um novo jogo da franquia em 2017 não está entre eles.”

O linha do tempo presente no site do livro Metro 2035 também foi atualizada, trocando “próximo jogo de Metro” para “um projeto intitulado de Metro”.

metro-game-2017-03


História original:

Um novo game da elogiada série Metro sairá em 2017, confirma o site oficial do livro Metro 2035.

Em uma linha do tempo presente no sítio, consta que “o próximo game da série Metro” está agendado para o ano que vem. Uma breve descrição afirma: “Tudo contribui para algo. Onde os livros terminam sua história, o jogo começará. Uma era de grandes descobertas está por vir…”

metro-2035
Metro 2035 é o capítulo final da trilogia literária, que chegará ao ocidente em dezembro de 2016.

Metro: Um hit cult

A série Metro é, inicialmente, uma linha de livros escrita pelo russo Dmitry Glukhovsky. Obteve notoriedade suficiente apelando para jovens e nerds mais velhos. A primeira publicação é de 2005, mas apenas 5 anos depois ganhou o resto do mundo. Talvez não seja coincidência, pois no mesmo ano em que o livro estreou na América, estava disponível também, pelas mãos da defunta THQ, o game Metro 2033, uma adaptação direta.

Metro 2033 (2010) segue uma gameplay com influências de Half-Life, onde atirar não é uma constante tão forte. Exploração em primeira pessoa, em ambientes sinistros de um mundo pós-apocalíptico plausível é o elemento que talvez mais salte aos olhos e cérebro do jogador.

Os controles não são populares em termos de prazer de controlar, e os itens são escassos. Os inimigos são poucos variados, mas o jogo tem uma força incrível na hora de passar uma ou mais mensagens. A tensão está sempre presente e, para uma desenvolvedora com tantas dificuldades reais e físicas – os caras da 4A Games não tinham nem como aceitar cadeiras como presente dos admiradores, pois não tinham espaço para colocá-las -, o game é uma lição de como países que não tem a cultura de desenvolvimento podem mandar muito bem.

O jogo ganhou força e uma continuação também: Metro: Last Light. Mais tarde ganhou versões remasterizadas em forma de pacote com ambos jogos.