O NES Classic Edition, tão esperado mini-console que emula o NES original, chegou às lojas hoje nos Estados Unidos. Seus estoques duraram, vamos dizer assim, muito menos do que o esperado.
Revendedoras desesperadas por todo o país estão sofrendo uma verdadeira enxurrada de reclamações e ligações telefônicas histéricas daqueles consumidores que ficaram sem sua edição do NES Classic Edition, no dia do seu lançamento.
E não estamos falando aqui de pequenos revendedores. Entramos aqui na seara de GameStop, Walmart, Best Buy, Toys R Us, o site da Amazon Games, que foi derrubado por conta da gigantesca demanda pelo console da Nintendo e, pasmem, até a loja oficial The Nintendo World, em Nova Iorque, que aguentou a demanda até o período da tarde antes de ficar desprovida do próprio produto.
As longas filas de consumidores ansiosos superou muito (MUITO!) a demanda esperada pela Nintendo e suas parceiras de produção e vendas. Ondas de gamers invadiram as magazines e zeraram os estoque em pouquíssimos minutos. Sim, repetindo, pouquíssimos minutos! Os estoques não suportaram nem mesmo um dia ou algumas horas em diversos estados norte americanos.
Para se ter uma ideia do quão inesperada foi a demanda pelo NES Classic Edition – Se você ainda não tiver entendido! -, a maior parte das lojas afirmaram possuir um estoque total entre 6 e 50 unidades do aparelho. Imagine você, gerente de uma dessas lojas, com um fila de centenas de pessoas à sua porta antes da abertura das vendas e, do outro lado, o telefone no ouvido, escutando aterrorizado que não existem mais unidades disponíveis para envio.
Em poucos segundos toda esta aflição foi transferida dos vendedores para os consumidores, então desiludidos. Além de, é claro, reagir imediatamente sobre os preços do sites de vendas alternativos.
Houveram relatos de vendedores do eBay pedindo até US$ 999,00 pelo NES Classic Edition e alguns contratos fechados por volta dos US$ 500,00. Conforme afirmou um consumidor furioso: “Você pode comprar um NES ORIGINAL e uma boa gama de jogos por muito menos do que estes valores pedidos no eBay. Ridículo.”
Algumas lojas relatam terem recebido tantos telefonemas ao mesmo tempo que adotaram uma nova frase padrão no seu atendimento: “Obrigado por ter ligado para a GameStop, nós não temos o NES Classic em nossos estoques, como posso ajudá-lo?”
Sites foram derrubados, sistemas de compras responderam com erros insistentes, usuários se revoltaram nas redes sociais e revendedores tentaram apaziguar os ânimos distribuindo tickets e senhas, na esperança de encontrar uma solução que nunca apareceu.
Tudo isso soa um pouco como o Armagedom? Pois deveria.
Artigos da imprensa trazem julgamentos afirmando que “ano após ano e produto após produto a Nintendo continua a dificultar para os fãs que desejam comprar seus produtos.” A frase foi de um colunista revoltado de um grande site internacional de notícias da área, obrigado a desistir do presente de natal da filha.
Do seu lado, a Nintendo afirmou em sua conta no Twitter que está “trabalhando duro para alcançar a demanda dos consumidores.” A japonesa afirmou também que seus fãs não devem se preocupar em ficar sem o console (anunciado como uma edição limitada), pois “está providenciando a produção contínua do sistema até o ano novo.”
Não parece ser o suficiente, Big N. Você deveria ter estudado melhor seu público…
O NES Classic Edition que a Nintendo prometeu
O NES Classic Edition trata-se de um emulador ROM com 30 games em sua memória interna. Se parece com uma versão mini do NES original e vem com a versão mais moderna do seu controle.
Porém, além de se limitar aos jogos gravados em sua memória, um dos maiores problemas apontados pelos reviews foi o ridiculamente curto cabo de seu controle, que obriga o jogador a ficar totalmente grudado à TV.
Vejamos o próximo capítulo desta saga, que me lembrou muito o filme Guerra Mundial Z.