O NES Classic Edition tornou-se um sucesso imediato em seu lançamento, no mês de novembro do ano passado. Desde então a reedição do console clássico em miniatura tornou-se febre e foi alvo de críticas e elogios infindáveis do público.
Porém, nesta semana a Nintendo anunciou que o NES Classic Edition será descontinuado nos Estados Unidos e que as última unidades serão entregues nas lojas até o final do mês de abril.
Sejamos justos: A Big N afirmou desde o início que esta seria uma edição especial limitada, o que torna verossímil a afirmação recente de um representante da empresa de que nunca foi a intenção produzir o aparelho em massa e que esta estratégia só foi adotada, por um tempo, dada a alta demanda pelo produto.
Mais uma vez observamos uma das muitas afirmações rebatidas pela Nintendo tornarem-se realidade pouco tempo depois, já que em fevereiro de 2017 havia surgido o rumor na Europa de que a empresa encerraria a produção de futuras unidades da réplica miniatura do Nintendinho. Apesar das negações à época, a empresa confirmou oficialmente a informação menos de dois meses depois.
O NES Mini foi lançado nos Estados Unidos em novembro de 2016 pelo valor de US$ 60 e já tinha vendido mais de 1,5 milhões de cópias até o mês de janeiro, tornando-se, então, o console com maior número de vendas da empresa durante o primeiro mês de 2017, superando o Wii U e o 3DS no período.
Além do console, a empresa afirmou que também será descontinuada a produção do NES Classic Controller e que ficará a cargo das empresas terceirizadas a continuação ou não da produção de periféricos para a plataforma.
É importante lembrar que a Nintendo of America fez questão de deixar claro que o fim da produção e distribuição nos Estados Unidos não significa que o NES Classic Edition não será mais produzido e vendido em outros lugares do mundo. Foi reforçado que a filial da empresa nas Américas refere-se apenas ao fim da produção e distribuição locais.
O futuro da edição comemorativa fica então a cargo da Europa e do Japão, que também possuem suas própria edições do aparelho.
Briga dentro de casa?
Não existe nada mais complicado do que sustentar um rumor dentro de outro rumor, mas analistas afirmam que a estratégia de descontinuação do NES Classic Edition pode ter sido adotada com o objetivo de evitar concorrência dentro da própria empresa. Isso porque o recém lançado console híbrido Nintendo Switch receberá, em breve, o serviço Virtual Console.
O Virtual Console permite aos jogadores do Switch – bem como anteriormente no Wii, Wii U e 3DS – baixarem e jogarem uma seleção de jogos retrô na plataforma, associada à assinatura dos serviços online da Big N.
O serviço permite adquirir games clássicos das plataformas antigas como o NES, SNES, Nintendo 64, Mega Drive (Sega Genesis nos EUA), TurboGrafx-16 e Neo-Geo, além dos computadores Commodore 64, na Europa, e MSX, no Japão.
A maioria dos defensores do NES Classic Edition apontam que a plataforma não compete diretamente com o serviço Virtual Console, devido à sua seleção de games fixa e limitada.
Seja este o motivo real por trás da descontinuação do NES Mini ou apenas uma decisão estratégica da Nintendo of America, alguns consumidores parece não estarem nada contentes com a opção de ficar sem a plataforma dentro de pouco tempo.
E caso você não tenha garantido a sua, a própria Nintendo recomenda que entre em contato com uma distribuidora e reserve sua unidade o mais rápido possível!