O Nintendo Switch chegou abrindo terreno nas vendas tanto no oriente quanto no ocidente. Depois de vender mais de 313 mil unidades nas primeiras 48 horas só no Japão, a nova plataforma da Big N conquistou as melhores primeiras 48 horas de vendas da história da Nintendo também nos Estados Unidos.

O híbrido console e portátil também registrou números excelentes na Europa, enquanto o tão aguardado e bem classificado game The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o jogo mais bem vendido em seu lançamento na história da empresa, superando o clássico Super Mario 64.

Os números do ocidente não foram revelados, mas as informações foram confirmadas pelo próprio presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aimé, em respostas ao jornal The New York Times.

As 313 mil unidades vendidas durante o lançamento no Japão também conquistaram números importantes, superando a marca das 308 mil unidades do lançamento do Wii U e chegando muito próximo às 322 mil unidades do recordista PlayStation 4.

Já no Reino Unido o console vendeu 80 mil unidades em seu final de semana de lançamento, o dobro do antecessor Wii U no mesmo período, reafirmando a força da nova plataforma ao menos no início de suas vendas.

Zelda e jogos indie, como SteamWorld Dig 2, reforçaram o lineup de lançamento do Nintendo Switch.
Zelda e jogos indie, como SteamWorld Dig 2, reforçaram o lineup de lançamento do Nintendo Switch.

Nintendo Switch tratando bem os indies

A presença dos jogos indie foram um bom reforço estratégico para o lançamento do Switch. Sabemos que o lineup de lançamento do novo console, bem como seu primeiro ano, não está muito recheado de jogos da própria Nintendo. Por isso, agregar as produtoras indie para cobrir os espaços vazios, principalmente durante o ano de 2017, será de grande ajuda para a empresa japonesa.

Esta estratégia ficou bem clara durante o evento especial “Nindies”, que a Nintendo proporcionou durante a GDC 2017, apresentando e apoiando as desenvolvedoras indie na produção de jogos para a plataforma.

Segundo artigo da gamesindustry.biz os produtores indie também estão se sentindo muito bem em relação ao desenvolvimento de games para a plataforma. “Estamos sendo tratados como a realeza”, “Acredito que esta será uma plataforma onde qualquer indie gostaria de estar” e “Esta é uma plataforma poderosa e realmente fácil para o desenvolvedor” foram alguns dos comentários relacionados ao novo sistema da Nintendo.

Damon Baker, chefe de relacionamento com desenvolvedoras e distribuidoras, reforça a ideia ao afirmar que “[a Nintendo] está trabalhando há muito tempo seu relacionamento com as desenvolvedoras indie, desde os tempos do Wii…” e afirmou categoricamente que “o Switch é uma plataforma complementar. Se estiver no Steam, não existe motivo para não estar no Nintendo Switch também. Se você deseja levar a experiência para qualquer lugar, se pretende ter a melhor experiência multiplayer para um jogo, este é o sistema para fazê-lo. Este é nosso diferencial, mas não estamos tentando competir cabeça-a-cabeça com outras plataformas. Apenar pensamos que faz sentido o conteúdo estar em nossa plataforma tanto quanto em qualquer outra.”

Os fãs parecem concordar, já que os indies trouxeram mais de 60 novos jogos à plataforma para lançamento apenas em 2017, o que deve realmente rechear o esburacado lineup de lançamentos iniciais do Switch.

Showcase “Nindies” na GDC 2017: