Ok, ainda temos mais um Zelda para o console Nintendo Wii U, mas o fato é que esta semana, no dia 4 o console terá sua linha de produção encerrada. Várias fontes informaram a decisão da Nintendo ao site Eurogamer sobre o derradeiro fim do lento console, que entregou menos do que o esperado desde 2012.

ENTENDA O SUCESSO BASTANTE RELATIVO DO CONSOLE

Ao longo dos anos aprendemos que um console não se sustenta mais carregando seus títulos first-party somente e nestes quatro anos só vimos o console da Nintendo perder mais e mais apoio das desenvolvedoras, numa velocidade assustadora.

A incapacidade de estar a par com a tecnologia necessária para os jogos atuais, a proposta do console que ninguém entendeu na prática e certamente algumas políticas da Nintendo intimidaram fortemente as third-parties.

O WII U PELA NINTENDO

O Nintendo Wii U, mesmo assim é palco para títulos sempre desejados por qualquer fã da Nintendo: recebeu uma continuação de Donkey Kong como jogo de plataforma, Mario Kart, um Mario em 3D, um Zelda totalmente novo agora… todos eles com os tão sonhados gráficos em HD e texturas e iluminação que fizeram a felicidade de quem se arriscou. Fora poder finalmente e oficialmente fazer suas fases em ambientes clássicos de Super Mario Bros.

Tá certo que o console teve uma estadia complicada em vida nas questões financeiras e técnicas (a Nintendo amargou quando descobriu que era mais difícil fazer jogo em alta definição do que pensava). Não tivemos novos jogos Metroid, Fzero e outras coisas menores mas aclamadas. No meio do caminho ainda tivemos uma grande perda de um grande homem na empresa. Mas o Wii U foi palco também para acertar melhor o ambiente online, que vagarosamente é sacado pela Nintendo e o ponto crucial que indicou à japonesa que está na hora de rever alguns conceitos.

Se o Switch é o Wii U que eles sempre quiseram trazer, mas com hardware limitador de lançamentos, é bom que a estratégia seja certeira.

ADEUS NINTENDO WII U

31 de outubro foi a data limite para encomendas dos últimos lotes do consoles pelos lojistas. Foi informado que mesmo assim, um número relativamente pequeno pegou carona neste último ônibus.

A Nintendo já não faz vista grossa para a  impopularidade do console já que vem diminuindo o ritmo de produção já há tempos. O fim de produção do console já vem sendo indicado por rumores desde abril deste ano, mas agora a coisa parece ser bastante concreta, embora não haja palavra oficial pela Nintendo até o momento desta publicação.

O console não ficará sem uma homenagem aqui no Wannaplay. No futuro planejamos material a respeito da vida do console, pois acima de tudo, somos fãs de videogame, isso indica que não há necessidade de seguir a internet em massacres ao console (se bem que uma piadinha sempre rende aqui na redação). Sobre ser vfãs de videogames, não significa que iremos amar o Virtual Boy.