O Sony PlayStation 4 vem sofrendo, pela primeira vez em muito tempo, uma forte concorrência do Microsoft Xbox One no mercado de consoles. Porém, o fechamento do trimestre da japonesa levou o PS4 muito próximo das 50 milhões de unidades mundiais vendidas.
Entre os meses de julho e setembro a Sony lançou ao mercado mais 3,9 milhões de unidades do PlayStation 4, um número muito próximo, apesar de mais baixo, dos 4 milhões do mesmo período do ano passado.
Porém, com estes números o console da geração atual alcançou a marca de 47,4 milhões de unidades, levando o PS4 muito próximo às tão sonhadas 50 milhões de unidades mundiais. Anteriormente a Sony havia anunciado sua expectativa de vendas em 20 milhões de unidades para o ano fiscal de 2016, possivelmente levando o PS4 à casa das 60 milhões de unidades vendidas até março de 2017.
Já no âmbito financeiro a situação é bastante diferente. A Sony Game & Network Services, divisão que compreende todas as áreas relacionadas aos sistemas PlayStation, registrou uma queda de 11.3% nas vendas, somando um total 3.2 bilhões de dólares. A queda significativa, segundo a empresa, foi atribuída principalmente às grandes variações de valores das moedas pelo mundo, somada à queda dos preços dos sistemas PS4. A boa venda de jogos ajudou a melhorar ligeiramente a situação de queda, ainda segundo a empresa.
Já o lucro total da divisão PlayStation sofreu queda na casa dos 188 milhões. Novamente, foram apontadas como principais causas a queda nos preços dos sistemas PS4 e também a redução gradual de vendas do PS3. As compensações destes números foram, novamente, pelas vendas de jogos.
A corporação da Sony como um todo também sofreu queda dos números de vendas, na casa dos 10,8%, gerando uma baixa de 16,7 bilhões de dólares. Impacto novamente apontado pelas dificuldades nas taxas de câmbio. A queda total nos lucros ultrapassou os 450 milhões de dólares.
PlayStation 4 Pro contra a concorrência
O próximo lançamento da Sony será o PlayStation 4 Pro, uma plataforma mais poderosa do que os consoles atuais, que chegará ao mercado com o preço de 400 dólares.
Nos últimos três meses o Xbox Onde marcou território como o console com maior número de vendas nos Estados Unidos, de julho até setembro. Mas podemos ter alterações importantes nos números, considerando o início das vendas do PSVR e também com a chegada das vendas do final de ano.