Resumo da Pauta do Podcast Supernovas #19, com as notícias mais menos comentadas do mundo dos games!

Modo história de Street Fighter V nesta altura já está liberado

Na última sexta-feira entrou nas redes para os donos do jogo o modo história de Street Fighter V, “A Shadow Falls” que conta com a narrativa decorrente entre os eventos de Street Fighter 3 e 4 e será sobre a Shadaloo manipulando as forças das Luas Negras, seja lá o que isso quer dizer.

A adição é gratuita e vem para fazer do jogo a experiência completa esperada de Street Fighter V. A história inclui até os novos personagens adicionados neste período de tempo.

Debate:
Fragmentar o jogo desta maneira foi sábio por parte da Capcom?
Conseguir itens cosméticos através do método de jogatina extensiva é uma alternativa interessante ao DLC pago de cosméticos? Isso é um paralelo com o mercado mobile?

Desenvolvedor pede que jogadores pirateiem seus jogos ao invés de comprá-los em sites de revenda de códigos

Ao final de algumas semanas da guerra entre o site de venda de Steam Keys G2A e Lars Doucet, desenvolvedor da TinyBuild, chegamos ao ápice do absurdo.

Lars Doucet afirmou: “Se você for comprar nosso jogo (Defender’s Quest) diretamente conosco, manda ver! Mas se você pretende comprar de sites obscuros de revenda de códigos da Steam como o G2A, então por favor, por favor mesmo, apenas pirateie nossos games!”

Desenvolvedores grandes e pequenos estão acionando o site pelo mesmo motivo, porém Doucet preferiu falar diretamente com os consumidores sobre a compra neste tipo de lojas.

“Para ser claro, eu não concordo nem discordo da pirataria. Mas sou realista e a pirataria é muito menos pior do que comprar de sites de venda de códigos como o G2A. Se você não for tomar a melhor decisão [comprar diretamente do desenvolvedor e meios de revenda tradicionais], então não pule de cabeça na pior decisão.”

Lars Doucet publicou ainda alguns infográficos demonstrando sua indignação com o modelo de compras de códigos em sites como o G2A, comparando com a compra legítima (pelo desenvolvedor e redes tradicionais) e com a pirataria.

Doucet afirmou ainda: “Muitos gostam de afirmar que pirataria é roubo. Não, não é. É uma infração do meu monopólio legal e controle sobre a distribuição do meu próprio trabalho por um limitado período de tempo. Pirataria não é roubo. G2A é roubo.”

Debate:
Distribuir códigos e outros “benefícios particulares” de compras não é positivo para os desenvolvedores, mas é crime?
A regulamentação dos mercados de venda de jogos é eficaz ao proteger a propriedade intelectual?

Fãs descobrem glitch do FIFA “Ultimate Team” que pode estragar a diversão

Os fãs dos jogos virtuais de futebol estão em polvorosa com um glitch recém descoberto no modo “Ultimate Team”, ou FUT, da série FIFA.

Seria este um simples defeito se o modo FUT não obrigasse os jogadores a sacarem suas carteiras do bolso para adquirir “conjuntos de jogadores aleatórios” que podem ser utilizados em uma equipe especial, sendo esta a funcionalidade mais rentável para a EA na série FIFA.

Os sortudos podem “ganhar” um time bem estrelado, com alguns dos melhores jogadores do mundo, em seu pack comprado ou trocado com outros usuários, e ter uma vantagem competitiva… supostamente!

Acontece que alguns entusiastas do FIFA descobriram que este não é bem o caso, ao perceberem que times formados por inúmeros astros do futebol, que deveriam agir de forma coesa, sofrem com um glitch do game. Os atributos que melhoram a “química” e o “fitness” dos jogadores em campo – e que deveriam ser ampliados nos grandes astros – na verdade não era contabilizados, tornando os “times dos sonhos” um verdadeiro pesadelo de marasmo e lentidão em campo.

Para piorar, este defeito parece acompanhar a série desde 2009, apontando que as centenas e até milhares de dólares gastos por alguns fãs para conseguir as cartas dos grandes astros podem ter escorrido pelo ralo!

A EA já confirmou a existência do glitch e prometeu uma solução rápida para a correção do problema.

Microsoft parece querer voltar atrás sobre o fim da exclusividade

Uma das informações mais impactantes lançadas durante o período da E3 e muito difundida pelos grandes portais da Internet foi a afirmação de que todos os games do XBox da E3 2016 em diante seriam também compatíveis com a funcionalidade “Play Anywhere”, sendo disponíveis também no PC.

Parecia o fim da tão famigerada Exclusividade de games dos consoles.

A citação utilizada para confirmar este rumor veio do Blog da própria Microsoft: “Todo novo título publicado pela Microsoft Studios será suportado pelo “Xbox Play Anywhere” e será facilmente acessível pela Windows Store.”

Porém você não encontra mais esta citação no Blog da empresa… a Microsoft alterou a frase pela seguinte: “Todo novo título publicado pela Microsoft Studios que foi apresentado no palco da E3 deste ano será suportado pelo “Xbox Play Anywhere” e será facilmente acessível pela Windows Store.”

PEQUENOVAS!

Até a presente data, a coleção Batman Arkham está adiada e sem data para dar as caras.
BioShock Collection será lançada dia 13 de Setembro nos EUA e 16 mundialmente, para PS4, Xbox One e PC, com o single-player de BioShock, BioShock 2, BioShock Infinite, todos os DLCs, comentários do diretor e tudo remasterizado em 1080p e 60fps.
YouTubers envolvidos em escândalo de apostas de Counter Strike Global Offensive agora enfrentam processos junto com a Valve.
Nova placa gráfica da AMD Radeon RX 480 cria polêmica com consumo de energia exagerado, segundo reviewers, mas AMD entrega solução em driver..
Pokemon GO chega para iPhone e Android com lançamento nos EUA e Nova Zelândia.

SUPERAGENDA DO MÊS

Eventos Nacionais:

BIG Festival 2016: O Brazil Independent Games Festival 2016 aconteceu do dia 26 de Junho até o dia 07 de Julho em São Paulo.  É o maior festival de jogos independentes da América Latina e a entrada é gratuita. Para saber mais, acesse o site bigfestival.com.br

Eventos Internacionais:

Summer Games Done Quick 2016: O evento que, é irmão do Awesome Games Done Quick, acontece entre os dias 03 e 10 de Julho com uma longa maratona de Speedruns para a caridade, com doações abertas ao público para ajudar a rede Médicos Sem Fronteiras. São 7 dias de speedruns durante 24 horas e, até a data de hoje, dia 07, enquanto o evento ainda está em andamento, já foram arrecadados mais de US$450.000. Para saber mais acesse o site gamesdonequick.com

San Diego Comic-Con 2016: Entre os dias 21 e 24 de Julho acontece a 46ª edição do tradicional evento onde o público participa da maior feira mundial de quadrinhos, artes, publicações e muito mais, além das celebridades do mundo das HQs. Quem quiser saber mais a respeito basta acessar o site comic-con.org e seguir as redes sociais.

QuakeCon 2016: Do dia 04 até o dia 07 de Agosto acontece a QuakeCon 2016, o evento que realiza a maior LAN Party norte americana, além de muitas novidades das patrocinadores Bethesda e id Software, lembrando que tem lançamento do novo Quake, anunciado na E3 deste ano. O evento acontece em Dallas, no Texas, e você pode saber mais no site quakecon.org.

Games With Gold de Julho:

Xbox One:
The Banner Saga 2 (durante todo o mês de julho)
Tumblestone (de 16 de julho a 15 de agosto)

Xbox 360:
Tom Clancy’s Rainbow Six Vegas 2 (de 1 a 15 de julho)
Tron: Evolution (de 16 a 31 de julho)

PSN Plus de Julho:

Call of Juarez: Bound in Blood, PS3
Fat Princess, PS3
Furi, PS4
Oreshika: Tainted Bloodlines, PS Vita
Prince of Persia: Revelation, PS Vita
Saints Row: Gat out of Hell, PS4

Lançamentos de games em Julho:

05/07 – Lost Sea Para PC e PS4
08/07 – Carmageddon: Max Damage PS4, Xone e PC
12/07 – Ghostbusters PS4, Xone e PC
15/07 – Monster Hunter Generations Nintendo 3DS
19 /07 – I Am Setsuna  chega para o PC e PS4

O que os ouvintes podem esperar do Time ATK nas próximas semanas:

Ouvinte do Supernovas fica sabendo quais são os planos do canal e eles podem esperar um Doom esperto, na estreia de um novo formato de vídeo, bem diferenciado, e se a deusa Inês Brasil quiser, teremos Inside, o pequeno grande exclusivo indie da plataforma Xbox. Se vocês chorarem muito a gente faz algo com Mighty Number 9.

Pauta: Eilor Marigo
Apresentando: Greg, Alê Romero, Chico e Eilor
Colunista: Sethista
Edição: Greg
Produção: Wannaplay.com.br

Adicione os editores!
Eilor Marigo: Twitter, Facebook, PSN: eilormarigo e Steam: eilormarigo
Greg: Twitter, Facebook, PSN: gregdapixel, Live: romulobeat e Steam: romulodearaujo
Sethista: PSN: Sethista_BR
Alê Romero: Twitter, PSN: aleromero1
Chico: Twitter, PSN: latin_elf, Xbox Live: WPChico, Steam: wp_chico

E não se esqueça…

Comente no campo abaixo deste post para participar do quadro mensal “Fodebacks SUPERNOVAS”, onde lemos e comentamos os e-mails e comentários dos nossos ouvintes! Deixe também sugestões de temas e não se esqueça de clicar nos botões de compartilhar no Twitter e Facebook, também logo abaixo!

ASSINE O NOSSO FEED para receber os Podcasts assim que forem ao ar, diretamente no seu agregador preferido!

Mande suas dúvidas, críticas, sugestões para supernovas@wannaplay.com.br que iremos ler em nossas próximas edições!

Siga-nos em nosso Twitter e acompanhe as novidades e notícias do mundo dos games no @SUPERNOVASCAST!

Debata conosco, decida o futuro de nossas pautas e conheça outros ouvintes no nosso GRUPO DO FACEBOOK!