Resumo da Pauta do Podcast Supernovas #20, com as notícias mais menos comentadas do mundo dos games!

Pokémon GO vira febre para o bem e para o mau

A entrada da Nintendo no mundo mobile aconteceu bem antes do lançamento de Pokémon GO, mas o novo game baseado em Realidade Aumentada obteve sucesso imediato e empliou o valor das ações da empresa japonesa exponencialmente.

Os downloads de Pokemon GO já ultrapassaram 15 milhões e superaram o número de unidades vendidas do console Nintendo Wii U.

A Nintendo também viu suas ações subirem de US$17,1 bilhões para incríveis US$28 bilhões em apenas 5 dias, entre o lançamento de Pokémon GO, no dia 06 de julho, até o início da última semana, 11 de julho, segundo dados da Reuters.

E não é para menos! Neste período Pokémon GO já se tornou o maior jogo mobile da história dos Estados Unidos, baseado na quantidade de usuários ativos diariamente, ultrapassando títulos como Candy Crush Saga e Draw Something. Além disso, já ultrapassou o número de usuários diários do Twitter e o Facebook em engajamento.

Apesar de parecer a salvação da gigante japonesa, agora a empresa terá que estudar as necessidades de uma transição da atual produção e venda de hardware para a venda de software em micro transações de $0,99, condizentes com o mundo mobile.

Porém, nem tudo são flores.

O enorme sucesso de Pokémon GO também levantou diversos questionamentos que vão desde a segurança física dos usuários até dúvidas sobre invasão de privacidade.

Problemas em relação à falta de atenção dos jogadores são reais, enquanto perambulam com os smartphones na cara, sem prestar atenção ao mundo ao redor. Já houveram casos de acidentes entre pedestres e veículos, assaltantes que usam o game para atrair vítimas, acidentes de trânsito, entre outros.

Outras reclamações sérias vêm de lojas, museus e outros estabelecimentos que afirmam que a caça aos Pokémons vêm causando distúrbios e invasões. A polícia Australiana alertou que o entra-e-sai de pessoas caçando Pokémons dentro de delegacias está atrapalhando o trabalho dos oficiais. Assim como o Museu do Holocausto, que afirmou que a caça desenfreada dos bichos virtuais tem atrapalhado e causado confusão com seus visitantes.

Tecnicamente o game também passou por perturbações. Queda e lotação de servidores, bloqueios em países, updates com erros que estragam a brincadeira, etc. Isso tudo em menos de uma semana do lançamento. Pokémon GO ainda não foi liberado em muitos países.

Vemos um potencial absurdo nesta novidade. Talvez até a real salvação da Nintendo – para os mais dramáticos – que acreditam que a empresa vai de mal a pior. Mas será que a febre não criará também problemas cotidianos sérios, rixas e impedimentos pelo mundo?

Debate:
Muitos especialista afirmam que, apesar do sucesso, ninguém ainda sabe para onde o game Pokémon GO vai evoluir. O que podemos esperar pelos próximos meses?
Assuntos de segurança não são novidade nem no mundo dos games nem na tecnologia. Devemos esperar problemas ainda mais sérios com Pokémon GO?
Talvez seja o primeiro game a utilizar de forma inteligente e Realidade Aumentada. Mas será que a febre fica ou a febre passa?

Jogo erótico cancelado depois de campanha de sucesso no Patreon

O nome do jogo era Breeding Season e misturava harvest moon com hentai.
Jogo ganhava 42k por mês do patreon, um dos maiores projetos.
Diretor de arte saiu do projeto com todas as imagens criadas, que por contrato eram dele, e foi criar outro jogo.
O diretor de arte diz que pelo andamento do desenvolvimento, o jogo nunca sairia. Os desenvolvedores estão encorajando as pessoas a piratear o novo jogo criado pelo diretor de arte!

Cientistas criam Pac-Man na vida real para estudar microrganismos

Na tentativa de aprender como os microrganismos realmente funcionam, especificamente como predadores e presas, cientistas noruegueses desenvolveram mapa microscópico do Pac-Man para observar seus objetos de estudo.

Em um vídeo de demonstração, os cientistas apresentaram um “mapa” perfeito do Pac-Man feito de vidro, com menos de 1 milímetro de diâmetro, cheio de protozoários caçadores e presas. Com isso buscam conseguir estudar de forma mais exata e controlada a relação entre espécies unicelulares, que desempenhavam o papel do Pac-Man, e espécies pluricelulares predadoras, relacionadas com os fantasmas do jogo.

O objetivo do estudo era observar como espécies unicelulares se comportavam em um ambiente inóspito, cheio de predadores, em uma situação de vida ou morte.

Os cientistas contaram com a ajuda do diretor de cinema Adam Bartley, que ajudou a criar o microscópico mapa e gravar cenas deste Pac-Man da vida real para a criação de um vídeo explicativo.

O “Projeto Pac-Man” não apenas ajudou a equipe da Universidade com sua pesquisa, mas os cientistas afirmaram que o acesso a este tipo de tecnologia e a possibilidade de relacioná-la aos games ou outras formas de entretenimento também os ajudará a apresentar suas descobertas de forma que mais pessoas possam compreendê-las.

Com o sucesso da empreitada os cientistas afirmam que tentarão relacionar mais projetos ao mundo dos games para auxiliar sua compreensão.

Debate:
Ciência, tecnologia e videogames: Uma possível força tarefa pelo desenvolvimento humano ou apenas analogias para o entendimento popular?
A utilização de games em pequisas científicas não é novidade, mas será que um dia faremos descobertas científicas dentro do universo dos games e não apenas o contrário?
Quais outras analogias poderíamos fazer entre games e ciências?

PEQUENOVAS!

DLC Vault-Tec Workshop, de Fallout 4, será lançado no próximo dia 16 de julho para PS4, Xone e PC.
GTA V ganhará um Mod não-oficial com a Parada do Orgulho Gay e LGBT, chamado de “Los Santos Pride”.
Trilha sonora clássica de Killer Instinct, “Killer Cuts”, ganhará versão em vinil e será vendido pela loja on-line da iam8bit.com, já à partir de 15 de julho.
Nintendo (re)lançará em novembro The NES Classic, uma versão mini do console de 1985 que virá com 30 jogos, saída HDMI e espaço para 2 controles.
CEO da Platinum Games, Atsushi Inaba, afirma que se a desenvolvedora não criar uma IP própria para se tornar realmente independente, ela não terá futuro.

SUPERDICAS DO MÊS!

Eilor: Minha superdica do mês vai para a galera que perdeu as speedruns do Summer Games Done Quick 2016! Basta acessar o YouTube.com/user/gamesdonequick e assistir a seguinte seleção de runs imperdíveis:
A super apresentação de Tetris Grand Master Series (Sim! Tetris! Foi foda!)
A divertida run de Pepsiman que virou trend no Twitter
A batalha de Super Mario Maker
Castlevania: Symphony of the Night com o jogador vendado
A emocionante race de Supermetroid com 4 jogadores
Os comentários hilários da run de Deus EX by Heinki
E o que mais você quiser, porque tem vídeos de TODOS os 7 dias, 24h do evento!

(E, claro, jogar o incrível Barbie vai para Hollywood, certo Sethista e Greg?!)

Pauta: Eilor Marigo
Apresentando: Greg, Alê Romero, Chico e Eilor
Colunista: Sethista
Edição: Greg
Produção: Wannaplay.com.br

Adicione os editores!
Eilor Marigo: Twitter, Facebook, PSN: eilormarigo e Steam: eilormarigo
Greg: Twitter, Facebook, PSN: gregdapixel, Live: romulobeat e Steam: romulodearaujo
Sethista: PSN: Sethista_BR
Alê Romero: Twitter, PSN: aleromero1
Chico: Twitter, PSN: latin_elf, Xbox Live: WPChico, Steam: wp_chico

E não se esqueça…

Comente no campo abaixo deste post para participar do quadro mensal “Fodebacks SUPERNOVAS”, onde lemos e comentamos os e-mails e comentários dos nossos ouvintes! Deixe também sugestões de temas e não se esqueça de clicar nos botões de compartilhar no Twitter e Facebook, também logo abaixo!

ASSINE O NOSSO FEED para receber os Podcasts assim que forem ao ar, diretamente no seu agregador preferido!

Mande suas dúvidas, críticas, sugestões para supernovas@wannaplay.com.br que iremos ler em nossas próximas edições!

Siga-nos em nosso Twitter e acompanhe as novidades e notícias do mundo dos games no @SUPERNOVASCAST!

Debata conosco, decida o futuro de nossas pautas e conheça outros ouvintes no nosso GRUPO DO FACEBOOK!