Quake Champions já tem um modelo de negócios e seu diretor criativo na id Software, Tim Willits, anunciou que o novo shooter de arena voltado ao eSport será free-to-play com opções de pagamento, ou seja, o jogo será gratuito para jogar com um personagem, mas terá a opção de pagamento para liberação dos demais Campeões.
Em entrevista para a Polygon, Willits afirmou que o modo gratuito poderá ser jogado com o personagem Ranger, mas que os jogadores poderão adquirir o Champion Pack, que terá preço fixo e liberará todos os demais personagens.
“Eu quero comprar o jogo. Eu quero começar a jogar. Eu quero acesso a todos os Campeões.”
A explicação para a estratégia é simples: O mundo dos jogos mudou muito desde o lançamento do Quake original, em 1996. Ele está maior, com jogadores de todas as partes do mundo e diferentes mercados apresentam diferentes expectativas em relação ao pagamento por conteúdo. “Fazer Quake Champions gratuito e com opção de pagamento abrange, ao mesmo tempo, todas as necessidades dos diferentes mercados”, complementou o diretor criativo.
Ainda nas palavras de Willits, “Em seu cerne, é um jogo gratuito free-to-play, com a opção de comprar o Champion Pack e ter acesso a jogar com todos os campeões. Existe um número de jogadores de Quake que desejam apenas jogar seu Quake, certo? Eles estão acostumados com o modelo de negócios dos nossos jogos anteriores e estão totalmente OK com isso.”
Mais jogadores e liberdade em Quake Champions
“Então nós entendemos que queríamos ter tantos jogadores em Quake quanto possível, especialmente fora da América do Norte e da Europa Ocidental, onde temos uma base de fãs absurda. Então nós queremos dar a flexibilidade do free-to-play para todos os públicos”, concluiu Tim Willits.
Todos os jogadores, sejam pagos ou gratuitos, terão acesso aos mesmos mapas e competirão nos mesmos locais, a diferença será realmente o acesso aos Campeões, afirmou o representante de Quake.
Além disso, todos os jogadores gratuitos poderão ainda coletar e juntar o dinheiro do jogo, chamado Favor, e usar um Campeão por tempo limitado para experimentar e jogar. Willits afirmou que não gosta do termo “alugar” para usar os Campeões temporariamente, pois você não precisa gastar dinheiro de verdade para isso, apenas a moeda do jogo.
Segundo a id Software as datas de cada lançamento dos Campeões e o quanto vamos esperar para termos acesso a eles não está definida ainda, mas afirmam que esta questão deve ser respondida ainda durante o Beta fechado que, por sinal, está com inscrições abertas.
Moeda de Quake Champions e mais
Além do acesso aos Campeões, a moeda do jogo também servirá para uma série de outras atividades divertidas, segundo a id Software, como: Comprar backpacks, que vão permitir acesso à desafios de runa, semelhantes aos que encontramos no DOOM. O sucesso nos desafios permitirá conquistar prêmios que darão acesso a novos Campeões e skins, o que torna o jogo ainda mais democrático para quem adotar o modo free-to-play.
A grande aposta da id Software é que Quake Champions continue a levar adiante a tradição da série como um dos primeiros e mais importantes eSports do mundo. Por isso todos os jogadores, pagos ou não, terão acesso e competirão nos mesmos mapas, nas mesmas condições, de forma que o poder de cada campeão complementará os poderes dos demais, formando um jogo extremamente equilibrado.
“Nós temos uma vantagem realmente bacana, porque muitos dos jogadores profissionais de hoje começaram jogando Quake. E, sim, depois eles foram jogar Counter-Strike: Global Offensive e Overwatch, mas seu primeiro amor foi Quake. Então nós queremos alcançar esta massa crítica onde teremos jogadores o suficiente e, então, nós queremos expandir os jogos competitivos, nossas ligas, até o final deste ano e do próximo.”
Quake foi anunciado previamente durante a E3 2016, com apresentação mais profunda durante a QuakeCon, também em 2016. O jogo está sendo idealizado pela id Software juntamente com a Bethesda, mesma equipe que transformou a franquia DOOM em um sucesso absoluto nos dias atuais, com seu último jogo.
Agora nos resta nos candidatarmos ao Closed Beta e torcer para que Quake Champions nos dê tanta alegria quanto seus antecessores.