Quando uma empresa anuncia um novo produto e afirma que só dará mais detalhes algum tempo depois, uma horda de curiosos surge dos becos, bueiros e de mansões abandonadas para cavar informações a respeito e, quando esta empresa é a Nintendo e o produto é seu novo console híbrido portátil Switch, podemos elevar a curiosidade numa potência quase infinita.
O novo Nintendo Switch foi anunciado em outubro de 2016 e, logo em seguida, a Big N avisou que só daria mais detalhes a respeito do hardware híbrido num evento em Tokyo, em janeiro de 2017.
Entram em ação os escavadores de informações e boatos. Uma filial da Toys R Us, no Canadá, supostamente vazou seu preço. Outras fontes vazaram que o seu antecessor, o console Wii U, teria sua produção encerrada ainda em 2016. Outro rumor ainda afirmou que o principal jogo (ou ao menos o mais aguardado) para o Nintendo Switch, Zelda: Breath of the Wild, será lançado muito depois do console… entre tantos outros rumores que foram publicados no mundão da internet.
A mais recente “aquisição” do mundo dos RUMORES sobre o Nintendo Switch surgiu no Reddit onde, segundo o usuário que o publicou, um relato completo de alguém que trabalha produção do Switch na Foxconn em Yantai, na China, trouxe informações em primeira mão sobre o novo console/portátil da empresa japonesa.
Então trago aqui para vocês a tradução em português sobre a tradução em inglês do texto original em mandarim – Ufa! – publicado no fórum chinês Baidu Tieba. Lembrando que esta sequência de traduções deve trazer algumas alterações das informações originais. Fique também avisado de que tudo isso não passa de mais um rumor e pode ser que nenhumas destas informações sejam verdadeiras.
Segue o texto completo traduzido em português:
Dock (suporte de mesa do console):
Não existe avanço de tecnologia no dock. Ele parece bem leve e barato, feito de plástico mesmo, sem fonte extra de energia, apenas saídas como um USB 3.0, uma saída HDMI e, na lateral, dois USB 2.0.
Não existem ventoinhas nele, apenas uma buraco na parte traseira que permite a absorção do ar pelo console em si (refere-se ao “tablet”), que deve ser expelido posteriormente pela ventoinha no topo do console.
Console:
Aparentemente a tela se trata de um sistema multi-touch com resolução 1080p, de acordo com as especificações reveladas no teste do software.
É visível a saída da ventilação com 5 x 0.8 cm na parte superior, sendo a espessura do console de 0.8 cm, além do tubo de ventilação de 12 cm e forma de “L”, que parece bem simples, mas sua performance de aquecimento é muito boa, não muito quente para o console. A demo de teste do software realizou um teste de estresses durante 8 dias e não houve sequer uma única queda de frames.
A tela não é muito brilhantes e especulo que não permita que o usuário veja claramente quando em ambiente aberto. Já o núcleo se trata de um 10×10 e, segundo os testes, de CPU 1785mhz, GPU 921mhz, EMC 1600mhz.
Especula-se que a CPU seja arm A73 pascal, muito mais potente do que X1. Quando testada, mostrou que a estrutura ARM_V8 superou a especulação.
Confirmado de que se trata de um carregador USB-C (para a bateria, possivelmente).
Especula-se que o núcleo é TSMC, mais não há logotipo nele e sua performance parece muito boa.
Estão realizando uma série de testes com a demo do software para terem certeza de que o sistema está rodando corretamente.
Vi controles azuis e laranjas.
A ventoinha de resfriamento não emite sons altos. O carregador é externo. Estão confirmadas versões 4G do console. Pode ser carregado enquanto o usuário joga. Bateria 4310mA, 3.7 não substituível.
Está sob teste por mais de 11.750 minutos e tudo está correndo estável e suavemente, sem nem uma única queda de frames utilizando o software demo. Especulam-se 2x RAM = 4Gb.
Aproximadamente 300g de peso. Pensei que seriam por volta de 1.000g ou algo assim e foi uma grande surpresa notar que o console tem apenas 300g (excluindo os controles e etc.), utilizando uma balança digital para a pesagem.
Joy-con (controles):
Existem dois shoulder buttons em cada joy-con, chamados de SL e SR.
Ele é bem complexo internamente e, fora a placa mãe do console e a tela, o joy-con é a parte mais valiosa (cara) de todo o sistema.
A bateria dentro do joy-con tem por volta de 5 x 2 x 0.5 cm.
Muito leve, por volta dos 50g. (atualização dia 22 nov) Baterial 525mA.
Devkit
Uma versão muito mais potente, produzindo 2.000 unidades agora.
O núcleo é 1x maior que o descrito a cima, 200mm², observando, parece 12 x 18. Tem 2 extra RAMs, esta versão tem 8Gb de RAM.
Possui 2x Wi-Fi, 1x HDMI, 1x mini DP, 1x Ethernet, 2x soquete não identificados, 3x LEDs indicadores de rede.
Parece bem mais complexo do que a versão normal, com 6 ou 7 unidades extras de armazenamento, com soquete diferente.
(atualização 22 nov) Confirmado, é um devkit e a Nintendo está vindo examiná-lo hoje.
Sem Dock para esta versão. Pode ser plugado na TV sem utilização do Dock, a fonte está dentro do console.
Especula-se que o único núcleo existente é a GPU, mas que pode ser mais poderoso do que o PS4 Pro.
A tela é do mesmo tamanho do produto padrão.
Muito mais poderoso, mas também muito mais pesado, não é muito agradável de se segurar, mas especula-se capacidade para jogos 4K.
Não consegui ver muito além de um núcleo enorme e os 16nm + 10mm² do núcleo principal.
Não existe bateria dentro desta versão.
Todo este debate acontece no fórum Tieba Baidu que você pode acessar AQUI. Utilize ESTE LINK para acessar diretamente o post do usuário fj8885, que publicou as informações em primeira mão.
Segundo aviso do próprio tradutor para o inglês que publicou AQUI no Reddit, muitas informações pareciam bem vagas no texto original e não existe certeza sobre alguns dados como as informações sobre o núcleo. A tradução foi literal e talvez algumas informações não se encaixem perfeitamente. Além disso, ainda segundo o tradutor do Reddit, pode ser que nada disso seja verdade e que o autor esteja trollando todos nós.
Mas é interessante analisar as informações detalhadas e aguardar as confirmações com aquela expectativa do “eu já sabia”, não é? 🙂