O Project Scorpio deve chegar no final de 2017 marcando uma nova geração de consoles, ao menos para a Microsoft, já que suas especificações superam em muito o concorrente PlayStation 4 Pro.
Apesar do discurso de Phil Spencer sobre “não haver mais gerações de console”, o whitepaper vazado esta semana com as configurações do Scorpio demonstra algo um pouco diferente, conforme confirmado por um dos desenvolvedores de games para o Scorpio, Thomas Mahler, criador de Ori and the Blind Forest.
Mahler afirmou que o “Scorpio não é apenas uma atualização de meia-vida do Xbox One (como é o PS4 Pro…), mas sim uma máquina da próxima geração, com compatibilidade retroativa com a biblioteca atual de games.”
Apesar da já comentada afirmação de Phil Spencer a respeito do “fim das gerações de consoles”, outra interpretação viável para isto seria o fato de que os próximos aparelhos terão total retrocompatibilidade com a biblioteca de jogos (como já acontece hoje com o programa de retrocompatibilidade), separando quase totalmente a evolução do hardware da evolução do software, os jogo.
Scorpio inaugura a corrida pelo 4K
Além de, possivelmente, marcar uma nova geração, o Project Scorpio vai significar uma evolução muito superior em termos das tecnologia atuais. O console marcará também o verdadeiro início da corrida pela tecnologia 4K.
Atualmente alguns consoles e jogos já conseguem oferecer performance diferenciada para a tecnologia 4K, porém o Project Scorpio e sua potência 4.5 vezes maior do que o Xbox One conseguirá tirar o máximo da tecnologia.
“Remover barreiras, entregar ao mundo o console mais poderoso, isso é o que queremos fazer. O mais poderoso processador já colocado em um console de games, a maior resolução, o melhor frame-rate, renderização à 60 Hz de pixels de alta qualidade não comprimidos, com a verdadeira jogabilidade 4K”, estas foram algumas das promessas da Microsoft em seu anúncio sobre as especificações do Project Scorpio.
Confira as especificações comparativas:
PS4 | PS4K Neo | Xbox One | Project Scorpio | |
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CPU | Eight Jaguar cores clocked at 1.6GHz | Eight Jaguar cores clocked at 2.1GHz | Eight Jaguar cores clocked at 1.75GHz | Eight cores, speculation: up-clocked Jaguar or equivalent |
GPU | 18 Radeon GCN compute units at 800MHz | 36 improved GCN compute units at 911MHz | 12 GCN compute units at 853MHz | Speculation: 56/60 GCN compute units at 800-850MHz |
Memory | 8GB GDDR5 at 176GB/s | 8GB GDDR5 at 218GB/s | 8GB DDR3 at 68GB/s and 32MB ESRAM at max 218GB/s | Over 320GB/s bandwidth – speculation: 12GB of GDDR5 |
Um dos detalhes mais importantes está na GPU, uma das áreas de maior ênfase por parte da Microsoft. As especulações sobre um poder de processamento de 6 TFLOPs se confirmaram, extravasando os 4.2 TFLOPs do PS4 Pro com uma margem considerável. No total, o poder de processamento do Project Scorpio chega a ser 40% maior do que o do principal concorrente.
Um dos pontos baixos das revelações atuais ficou por conta da CPU. Já afirmaram que teremos uma CPU de oito núcleos, porém nada mais foi revelado. Imagina-se que o motivo pelo qual a Microsoft ignorou esta informação seja uma distância não muito grande para a performance dos atuais oito núcleos do Xbox One, talvez com tecnologia ligeiramente mais avançada, pois a opção seria um enorme salto para novas tecnologias da AMD, ampliando também seu custo.
E para onde vamos agora?
O Project Scorpio parece responder à todas as necessidade das tecnologias de Realidade Virtual e 4K que os consoles atuais (incluindo o PlayStation 4 Pro) não conseguem corresponder. Suas especificações suplantarão a geração atual com larga margem, enfraquecendo o discurso de “não se trata de uma nova geração”, proferido pelo próprio Phil Spencer.
Por outro lado, a Sony parece não ligar ou não ter se preparado para isso. Se considerarmos a tecnologia atual da empresa e as configurações do recém-lançado PS4 Pro, a japonesa não terá meios de competir com o Project Scorpio sem desenvolver uma tecnologia totalmente nova. Além disso, este não parece ser um objetivo relevante para a Sony no momento, que está se dedicando à geração atual e ao VR sem grandes estripulias.
Mas temos que lembrar de um ponto muito importante. Talvez o mais importante de todos: o Preço.
A Microsoft já anunciou que o Project Scorpio será um produto premium e, segundo as especificações que já conhecemos, é de se imaginar que o valor cobrado pelo novo console também será diferenciado.
Mesmo com o discurso da Microsoft sobre “ser um produto premium mas não com um custo nunca visto antes”, acreditamos que os custos deste hardware serão consideravelmente altos. Podemos esperar aí um tratamento diferenciado também neste ponto.
Criar o console mais poderoso do mundo parece ter sido o objetivo primário, mas será que nossos bolsos poderão arcar com a empreitada titânica da Microsoft?