Passada a gloriosa Black Friday nacional com muita transparência e promoções imperdíveis e agora com o fim do ano chegando junto com o derradeiro e decacenal The Last Guardian, o sentimento é de que finalmente vamos descansar e passar nossas férias jogando o que coletamos para o inverno sem sermos atentados com novas provações e tentações de novos títulos relevantes, certo? Errado.
Após o Natal, após pular as ondas e abrir os presentes você terá mais trabalho desviando dos golpes capitalistas que a vida desfere e logo em Janeiro.
ROAD REDEMPTION
No dia 15 de janeiro temos Road Redemption, que promete reviver o espírito do clássico da EA Road Rash. O game eleva o espírito de violência apresentado no clássico e o escopo das pistas, assim como mecânicas melhores amarradas e variação considerável de missões que não só são de correr e chegar em primeiro lugar. As amarras estão frouxas em relação a realidade quando se fala em Road to Redemption. Espere até fases com chuva de carros e caminhões. A game está em Early Access há muito, muito tempo, contando anos. Nesse período até existia uma verão programada para Wii U, mas com a morte e desinteresse até da Nintendo com a plataforma, o indie ambicioso agora passa a ser um jogo para as plataformas PC, Ps4 e Xbox One somente.
GRAVITY RUSH 2
Gravity Rush 2, programado para dia 20 de janeiro consoliza a antes exclusividade do PS Vita, Gravity Rush, que teve o título de maior pérola do portátil. O jogo tem uma estética agradável e arte interessante. Sua gameplay mexe gravemente com a gravidade dando um bom twist no gênero de hack’n’slash e aventura com exploração. A continuação é exclusiva para o PlayStation 4, já que o PSVita é outro aparelho basicamente abandonado por sua progenitora.
KINGDOM HEARTS 2.8 FINAL CHAPTER PROLOGUE
Kingdom Hearts 2.8 Final Chapter Prologue pega a tocha de título mais ridículo dos videogames, concedida por outro membro de família. Um dos grandes desafios do jogo é o ARG de desvendar duas coisas: entender a cronologia e títulos da série e entender a tara dos japoneses com títulos ruins. Superamos isso, agora é hora de eu explicar do que se trata esse título. É que essas frações de Kingdom Hearts funcionam em torno do eixo que é o prometido Kingdom Hearts 3 e é uma forma de situar o conteúdo aglomerado. Assim Final Chapter Prologue (o que por si proprio já é uma redundância estúpida) traz no PlayStation 4 a iteração Dream Drop Distance (outro nome inventado para cair no mundo 3DS) só que dessa vez em HD, uma cinemática chamada Kingdom Hearts X Back Cover, com duração de mais ou menos uma hora, segundo Nomura e finalmente Kingdom Hearts 0.2: Birth by Sleep – A Fragmentary Passage. Nessa altura, este editor que vos escreve já está afogado em descontentamento em aceitar essa maluquice, mas em suma, esse é um curto episódio que como o número fracionado indica, ocorre um pouco depois de Birth by Sleep. Bem óbvio, não? Não, né. Para esse último, a duração é a mesma de um mundo de outros jogos inteiros da série. Quero deixar meu agradecimento ao Eddy Silva que cedeu seu tempo para me dar um curso sobre Entender a Nomenclatura de Kingdom Hearts. O jogo tem lançamento no dia 24 de janeiro de 2017.
RESIDENT EVIL 7
No mesmo dia em que KH2.8FC (24 de janeiro) sai, Resident Evil 7 dá as caras ao mundo, com a promessa de voltar ao terror pesado, com os toques de obras do cinema e jogos indie de terror dos últimos anos como Outlast. Isso tudo ocorre sem se soltar dos eventos que a série contou até então. Isso significa que sim, o jogo ocorre após os eventos de Resident Evil 6. No mais, o game tem suporte para o PlayStation VR, não só elevando a experiência, mas ajudando a tecnologia a ser apresentada e popularizada, já que ela entra numa série consagrada dessa mídia. Isso não significa que não teremos versões para Xbox One e PC do jogo normal, além da mesma versão no PS4. Isso também não pode significar que a experiência VR fique exclusiva ao console da Sony, mas inicialmente, é o que teremos.
HITMAN THE COMPLETE FIRST SEASON
No dia 31 de janeiro Hitman tem seu pacote de episódios lançados ao longo de 2016 reunidos num só, que é denominado como “The Complete First Season”, re afirmando sua natureza de jogo modular, mas colocando em cheque o significado futuro da palavra “series”. A fórmula de jogo stealth está refinada, dando forte ênfase à variedade e se descomprometendo um pouco do quesito “forte narrativa”. Novamente, o game tem o lançamento no PC, PS4 e Xbox One.
E os gritos de socorro não param em fevereiro: se você não vai pra rua pular carnaval, é bom que tenha guardado uma grana para escolher entre um destes títulos:
POOCHY & YOSHI’S WOOLLY WORLD
A Nintendo vem retirando jogos exclusivos do comercialmente falido Wii U para colocar em seus mais atual portátil em ports plausíveis, que o sistema aguente: Super Mario Maker (Dezembro, 2016), Hyrule Warriors e agora Yoshi’s Woolly World. O jogo com visual e mecânicas baseados num mundo de lã. Na versão 3DS teremos extras como o personagem Poochy. Poochy é o cão que aparece no primeiro Yoshi’s Island em algumas fases como suporte. O game está marcado para dia 3 de fevereiro. Eu joguei a versão original de Woolly World e é um jogo de altíssima qualidade e belíssimo, mas só se faz útil aos que gostam de procurar por cada segredo do mundo, pois é diferente de um Donkey Kong Country Tropical Freeze por exemplo, que ao longo do jogo passar de uma fase comum que seja pode se tornar um desafio cabuloso.
NI OH
Os frutos do game design estreado pela From Software em Demon’s Souls estão florescendo em outros pomares. Team Ninja, de jogos como Dead or Alive está desenvolvendo uma espécie de Dark Souls clone, uma vez que Lords of the Fallen da Namco Bandai tenha tentado e fracassado. A temática de Ni Oh está fincada no Japão feudal, e isso faz total sentido no legado da distribuidora KOEI, que é grande produtora de jogos de estratégia com essa temática desde os anos 80. Ni Oh tem inspiração em uma obra nunca terminada de Akira Kurosawa e está sendo desenvolvido desde 2004. Para vocês que achavam que The Last Guardian e Final Fantasy XV eram uma lenda, olhem só esse aqui, que tem lançamento marcado para 9 de fevereiro.
HALO WARS 2
O jogo que revoluciona os FPS nos consoles historicamente também tentou e vem tentando fazer o mesmo com o gênero RTS. Halo Wars, o primeiro, é o jogo que tenta e consegue bastante adaptar a jogabilidade de um RTS em um console. O jogo de franquia de grande nome dessa vez possui um título cult e que promete retornar uma geração seguinte. Nisso então, Halo Wars 2 é largamente esperado por quem jogou o primeiro título e deve estar nas lojas no dia 21 de fevereiro.
HORIZON ZERO DAWN
E para terminar nossa lista de grandes nomes para os dois meses a seguir. Horizon Zero Dawn não só tem um nome genérico mas segue a mistura de fórmulas que deram certo durante a geração passada. Um toque de sobrevivência e mundo aberto com narrativa em grande quantidade, juntando um mundo fantástico como cereja do bolo. A protagonista de personalidade forte mas carismática está numa bela e selvagem paisagem tomada por animais… eletrônicos. A forma com que isso é feito é encantadora e Horizon Zero Dawn é um dos títulos mais esperados como exclusivo da Sony para 2017 e tem lançamento em 28 de fevereiro.