Apesar de um final de ano fraco em vendas de jogos, 2016 ajudou a Electronic Arts a mostrar o quanto franquias de peso podem fazer a diferença na hora de fechar o caixa.
E empresa anunciou esta semana o resultado do último trimestre de 2016, com fechamento em 31 de dezembro, e apresentou melhorias consistentes alavancadas principalmente por Battlefield 1 e seus títulos esportivos; FIFA 2017 e NFL 2017.
A EA afirmou que o lançamento de Battlefield 1 foi o maior da história da franquia, superando a base de jogadores do antecessor Battlefield 4 com 50% a mais de adesão. Outra estrela dos números positivos foi o tão aclamado FIFA 2017, jogo que a empresa afirma ter sido o título mais vendido em todo o mundo durante o ano de 2016.
Titanfall 2 foi outro lançamento de peso da empresa, mas a estratégia de colocá-lo no mercado na semana intermediária entre o lançamento do concorrente Call of Duty: Infinite Warfare e de Battlefield 1 se mostrou um erro incorrigível. Segundo a EA, o jogo realmente apresentou vendas muito abaixo do esperado, sendo compensado, em partes, pelo sucesso estrondoso do colega Battlefield 1.
Leia AQUI nossa análise de Battlefield 1!
Leia AQUI nossa análise de Titanfall 2!
Electronic Arts se supera em números
No último trimestre de 2016 a EA arrecadou um total de US$ 1.15 bilhões em receita líquida, com perda líquida de apenas US$ 1 milhão. No último trimestre de 2015 os valores haviam sido de US$ 1.07 bilhões contra uma perda líquida de US$ 45 milhões, o que mostra uma recuperação consistente em 2016.
Considerando os 12 meses do ano, a empresa continua em crescimento mês a mês, com uma arrecadação de US$ 2.86 bilhões, sendo a área de negócios digitais 60% do lucro total da empresa, com um crescimento de 18% ao ano. No último trimestre os negócios digitais proporcionaram um retorno de US$ 685 milhões, um crescimento de 20% ao ano, graças ao crescimento contínuo do FIFA Ultimate Team.
Além das franquias já estabelecidas e no mercado atualmente, o CEO Andrew Wilson lembrou que a EA está trabalhando duramente com os estúdios DICE, Motive e Criterion na produção do novo Star Wars: Battlefront, jogo que deve ser lançado ainda no final de 2017, com campanha single player e multiplayer, que se passará em diferentes eras de Star Wars. O ano fiscal de 2018 contará ainda com as vendas de um novo jogo da franquia Need for Speed, que deve enriquecer ainda mais os números da EA para este ano.
A EA está trabalhando ainda com a BioWare em uma nova Propriedade Intelectual (IP) que, segundo Wilson, “tem o potencial de mudar totalmente a maneira como as pessoas pensam jogos de ação.”
Em um cenário tão tortuoso para o mercado de games 2016 se mostrou um ano bastante consistente para a Electronic Arts, puxado pelas vendas e pelo sucesso de Battlefield 1 e FIFA 2017.
Com uma nova IP e com a franquia Star Wars em alta, podemos esperar um 2017 igualmente poderoso para a empresa. Veremos.