Apesar das constantes reclamações de performance, ao menos no Reino Unido o lançamento do PS4 Pro parecer ter causado uma alavancagem considerável nas vendas da Sony. Nem o medo de ficar “para trás” com o anúncio do poderio de hardware do Project Scorpio assustou o mercado, que respondeu com um aumento de 204% no número de vendas dos consoles da plataforma PS4.
Os dados foram publicados no MCV report, apontando os resultados de fechamento da semana do dia 12 de novembro. De acordo com as informações, o PS4 Pro foi responsável por 65% das vendas do período. O fim dos mistério sobre o novo console também levou a um aumento de 8.5% nas vendas dos modelos standard (slim e de entrada).
As vendas dos consoles da Sony no Reino Unido passaram à frente do Xbox One, onde o modelo da japonesa apresentou uma participação de 53% nos números de vendas em comparação dos 37% do console americano. Entretanto, os dados na Europa ainda apontam o contrário das vendas nos Estados Unidos, onde o modelo da Microsoft garantiu o quarto mês de liderança desde julho.
Apesar da segunda posição no share, o console da Microsoft também aumentou em quase 85% o número de vendas em relação ao mês anterior.
Uma das possibilidades é que as vendas do PS4 podem ter sofrido queda anteriormente por conta do anúncio do novo modelo PS4 Pro, lançado no último dia 10 de novembro. Mas saberemos melhor a respeito do impacto em dezembro, quando as vendas totais do mês de novembro forem anunciadas.
O impacto do PS VR nas vendas do PS4
Outro fator a ser considerado no aumento de vendas dos equipamentos PS4 pode ser atribuído ao também recente lançamento do PS VR, óculos de realidade virtual da Sony.
No início das vendas o PS VR foi abduzido das prateleiras vorazmente pelos gamers de todo o mundo. No Japão, quase todo o estoque do produto desapareceu em apenas uma semana.
Para se ter uma ideia, o PS VR vendeu um total de 50.000 unidades em terras nipônicas durante sua semana de lançamento, em comparação às 30.150 unidades vendidas durante a primeira semana de lançamento do PS4 no Japão.
Apesar dos números parecerem baixos, é preciso lembrar que o Japão representava o menor índice de base instalada do PS4 na região durante o lançamento do PS VR, com apenas 3 milhões de unidades, comparadas com mais de 15 milhões nos Estados Unidos e 17 milhões na Europa.
Fica claro assim o poder de vendas do PS4 Pro e PS VR agora que o mercado de consoles parece estar se renovando e, aos poucos, perdendo o medo em relação aos novos lançamentos.