De todas as novidades entre os consoles, o Xbox Project Scorpio foi a primeira a ser formalmente anunciada. Mas sabemos também que será a última a ser introduzida ao mercado. A concorrência se adiantou ao anunciar as datas – ou ao menos a época! – de lançamento do PS4 Pro, em novembro, e do Nintendo Switch, em março de 2017, deixando o audacioso projeto da Microsoft na rabeira das informações.
Mas hoje o chefão do Xbox, Phil Spencer, deu seu recado ao afirmar que o console Project Scorpio foi pauta de uma longa reunião na Microsoft durante a última semana e que o projeto está dentro do prazo. Além disso, Spencer afirmou que a equipe está fazendo um “grande progresso” em relação ao desenvolvimento. Ainda sem data oficial de lançamento, o console deve surgir no mercado em finais de 2017.
Project Scorpio e as novas formas de criar o hardware
Até pouco tempo, o mercado de games não se assemelhava muito ao mercado mobile, de celulares, quanto ao prazo de vida do hardware. Enquanto as gigantes da telefonia buscam atualizar seu hardware constantemente, ao menos em caráter anual, a indústria dos videogames costumava viver de longas gerações de consoles, que chegaram a durar por volta de 8 anos, com hardwares estacionados no tempo. Fora as atualizações visuais, consoles como o Xbox 360, o PS3 e o Wii não chegaram a conhecer melhorias estruturais de hardware durante seu longo ciclo de vida. Receberam, no máximo, atualizações em seus periféricos.
Mas este ciclo mudou e hoje estamos discutindo, ainda no meio da geração atual, a chegada de hardwares poderosos como o PS4 Pro, Nintendo Switch e o Project Scorpio. Mesmo tratados como produtos “Premium”, com maior preocupação em relação à performance em detrimento ao preço, os novos consoles devem chegar fazendo mudanças no mercado como um todo.
Mesmo assim, quando o assunto é Project Scorpio e sua data de lançamento, ainda estamos nadando no mar das especulações. Em evento anterior, Phil Spencer deu a dica sobre o Natal de 2017 ao explicar que a Microsoft teria feito o anúncio com antecedência para garantir que desenvolvedoras de jogos e o público pudessem se preparar para a chegada de um hardware tão superior. Mas, querendo ou não, sabemos que um novo produto lançado mais de 1 ano depois do PS4 Pro e 6 meses depois do Nintendo Switch deve brigar em um mercado já bastante segmentado.
Ao menos esta semana Phil Spencer se preocupou em acalmar os ânimos ao anunciar que tudo está dentro do prazo e que não devem acontecer atrasos no Project Scorpio.
É o que veremos. Mas só em 2017.