A Sony PlayStation resolveu vir a público e falar sobre o controverso jogo No Man’s Sky, da Hello Games. O executivo da empresa japonesa, Shawn Layden, participou de uma transmissão ao vivo no YouTube Gaming, onde debateu diversos assuntos relativos à empresa, inclusive sobre o polêmico jogo.
Para Layden, a Hello Games tinha uma “visão impressionante” para o que eles queriam realizar. O tão comentado sistema de geração procedural de mundos foi algo realmente nunca visto e, lembrando, que todo este trabalho foi executado por uma equipe de apenas seis pessoas, com uma “gigantesca ambição”, nas palavras do executivo.
Porém, o jogo lançado em agosto deste ano para o PS4 e PC, não trouxe um grande número de funções que haviam sido previamente anunciadas pelo diretor, Sean Murray. Esta falta gerou muitas criticas pesadas por parte do público e da mídia. Mesmo assim, Layden preferiu reforçar que a Hello Games ainda está trabalhando no game.
“De vez em quando você simplesmente não alcança todos os seus objetivos na primeira tentativa.” – Shawn Layden, sobre No Man’s Sky
“Eles ainda estão trabalhando no jogo. Estão tentando chegar o mais perto possível da sua visão original. Eu joguei muito quando ele foi lançado.”, afirmou Layden. “Acredito que o que aprendemos [a Sony] com esta experiência é que não queremos sufocar a criatividade. Nós não desejamos colocar as pessoas numa posição onde elas trabalhem limitadas a um caminho de ação e aventura, ou um caminho de luta, ou em jogos de tiro. Talvez, com o tempo, No Man’s Sky revele-se tudo aquilo que ele poderia ser.”
O executivo da PlayStation também justificou a falha gerada pela grande ambição da Hello Games para este jogo, afirmando que “de vez em quando você simplesmente não alcança todos os seus objetivos na primeira tentativa.”
Ainda sobre a liberdade criativa, Shawn Layden se posicionou afirmando: “Ninguém no desenvolvimento gosta de reconhecer que não consegue fazer alguma coisa, certo? Ninguém deseja dizer para alguém: Não, eu não posso fazer isso por você.”, afirmou Layden. “As pessoas realmente estão tentando. Olhando para diferentes indústrias em que já tive o privilégio de trabalhar, a indústria de games é a única onde as pessoas têm coragem de dizer “sim”. E as pessoas querem tentar realizar suas ambições. Eles tentam executar aquela visão. Ninguém foge de um grande desafio. E, às vezes, você simplesmente não chega lá na primeira tentativa.”, reforçou Layden.
Sean Murray, diretor de No Man’s Sky, chegou a falar sobre a adição futura de novas funcionalidades no jogo, ao longo do tempo, como DLCs gratuitos, incluindo a possibilidade de construção de bases, entre outras coisas anteriormente prometidas. A última atualização do game foi publicada em setembro, trazendo apenas com correções de erros.
Os números de No Man’s Sky não mentem
Também em setembro um órgão regulador do Reino Unido iniciou uma investigação sobre No Man’s Sky, depois de ter recebido diversas reclamações sobre “propaganda enganosa” a respeito do jogo. Depois disso, o subreddit de No Man’s Sky foi temporariamente encerrado, sendo classificado por seu moderador como um “lixão cheio de ódio”.
O jogo da Hello Games conquistou a posição de segundo jogo mais bem vendido nos Estados Unidos no mês de agosto, atrás apenas de Madden NFL 2017. Apesar disso, já em setembro, o jogo não figurava nem mesmo entre os dez mais vendidos no país, perdendo até mesmo a classificação entre os 20 mais vendidos da PlayStation Store neste mesmo mês.
Ataques de hackers e ameaças vêm sendo constantemente apontadas contra a Hello Games e contra o personagem mais representativo da empresa para No Man’s Sky, seu diretor Sean Murray.
O público abandonou largamente o jogo ao longo do tempo, com quedas consideráveis em relação ao número de jogadores online, que esperam agora as atualizações prometidas desde antes do lançamento.
A Hello Games afirma que um grande grupo está trabalhando no controle de qualidade de na solução de problemas. Mas não seria o Controle de Qualidade um departamento para se adotar ANTES do lançamento de um produto?
Mesmo depois da entrevista de Shawn Layden, muitas dúvidas e cobranças ainda pairam no ar. Talvez até mais do que antes.